Evento aconteceu nos dias 27 e 28 de novembro, em Belo Jardim

O stand da Secretaria de Educação de Pernambuco está movimentando o Jardim Digital 2025 ao destacar, no coração do festival, projetos inovadores desenvolvidos por estudantes do ensino médio da Rede Estadual. O evento, que reúne tecnologia, inovação e empreendedorismo no Agreste, foi realizado nos dias 27 e 28 de novembro, no campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), em Belo Jardim. Durante a programação, os estudantes apresentaram protótipos, soluções tecnológicas e muita criatividade, tudo produzido dentro das próprias unidades de ensino.

A Escola Técnica Estadual (ETE) Antônio Dourado Cavalcanti, localizada no município de Lajedo, no Agreste do Estado,  apresentou protótipos feitos em arduino, incluindo um sistema que simula a sinalização de semáforos em rodovias. É o primeiro projeto desenvolvido na escola para inserir os estudantes do ensino médio no universo do design gráfico aliado à tecnologia.

Já a ETE Ginásio Pernambucano, do Recife, expôs modelos de dispositivos de aviso de risco de desmoronamento e também protótipos de uma estação meteorológica. A proposta mostrou como equipamentos simples podem ajudar na previsão do tempo e no monitoramento ambiental.

A Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Francisco Pereira da Costa, do município de Iati, no Agreste de Pernambuco, apresentou um trabalho sobre avaliação e comparação da eficiência de filtros de carvão ativado produzidos a partir do coco ouricuri e do sabugo de milho. A ideia é buscar soluções acessíveis para o tratamento de água de poços artesianos.

Ainda teve apresentação dos estudantes da Erem Luiz Delgado, do Recife, que trouxe o Labefácil, um conjunto de equipamentos de laboratório produzidos com materiais recicláveis, mostrando como criatividade e ciência podem caminhar juntas para democratizar o acesso às práticas laboratoriais. 

Foto: Divulgação/SEE

“Tudo o que vivi aqui foi muito especial. Gostei de cada experiência, das tecnologias que conhecemos, das competições de robótica e das apresentações. Tudo foi incrível”, destacou a estudante Letícia Maria, da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (Erefem) Stela Maria dos Santos Pinto Barros, de Abreu e Lima.

Para a gerente de Políticas Educacionais do Ensino Médio, Ana Laudemira, a participação no festival reforça o papel da escola pública como espaço de criação e protagonismo juvenil. “A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco reafirma seu compromisso com o futuro profissional da juventude ao garantir a presença estratégica de cerca de 575 estudantes e professores, mobilizados por cinco Gerências Regionais de Educação, no ecossistema de inovação e tecnologia, por meio de iniciativas como o Jardim Digital”, destacou.