Evento discutiu resultados e perspectivas para as infâncias e para a alfabetização em Pernambuco
A Secretaria Estadual de Educação (SEE), por meio da Superintendência de Educação Infantil e Anos Iniciais (SUEIAI), promoveu o Seminário dos Articuladores Municipais e Regionais durante os dias 8 e 9 de dezembro, na Ilha de Itamaracá. O encontro teve como objetivo avaliar os trabalhos pedagógicos e técnicos realizados ao longo do ano letivo de 2025 dentro de todos os eixos do Programa Criança Alfabetizada.
A partir desta avaliação, os articuladores discutiram melhorias para o planejamento do próximo ano. Nesse sentido, Juliana Teodósio, superintendente de Educação Infantil e Anos Iniciais, frisou como o seminário reforça o compromisso do Governo de Pernambuco com a educação pública de qualidade, especialmente ao revisitar as ações já realizadas e orientar novos rumos.
“O seminário nos possibilita olhar as práticas que desenvolvemos para garantir a valorização de todas as infâncias e alfabetizar todas as crianças pernambucanas na idade correta. Mas nos permite também olhar para o futuro, já projetando ações e estratégias para alcançar as metas traçadas para Pernambuco”, disse.
Durante os dois dias de evento, os participantes acompanharam oficinas e palestras sobre processos de gestão e formação do Programa Criança Alfabetizada. Uma das atividades foi a palestra “Inspiração, cuidado e afeto – forças mobilizadoras da escola”, que resgatou a importância dos valores humanísticos da educação e da empatia pedagógica.
A programação seguiu com a apresentação de boas práticas dos articuladores municipais, seguida pela palestra sobre a Avaliação da Alfabetização em Pernambuco. A discussão abordou as tendências e as particularidades dos Anos Iniciais e também destacou os resultados do estado neste âmbito e apontou as projeções até 2030.
Na articulação para 2026, os principais pontos foram o alcance da meta do ICA (Indicador da Criança Alfabetizada), as formações e desdobramentos, monitoramento e devolutivas dos instrumentos de acompanhamento pedagógico.
A última atividade do seminário, ministrada pela psicóloga Mafoane Odara, teve a equidade étnico-racial como recorte temático, com foco nos impactos sociais e econômicos na gestão política e pedagógica. A palestra foi realizada em parceria com a Associação Bem Comum, formada por profissionais de gestão pública com atuação na rede de escolas municipais e na gestão da educação em diferentes estados do país.





