Todas as Gerências Regionais de Educação (GREs) foram contempladas pelo evento
A ExpoEJA movimentou as últimas duas semanas do mês de dezembro em todas as Gerências Regionais de Educação (GREs) da Rede Estadual de Pernambuco. O evento, que promove a socialização de experiências e valorização das práticas pedagógicas da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e da Educação de Jovens e Adultos do Campo (EJACampo), destacou, mais uma vez, as práticas exitosas das escolas.
Este foi o primeiro ano em que a ExpoEJA aconteceu de forma articulada e simultânea em todas as gerências, promovendo o fortalecimento da política educacional para jovens e adultos nas variadas regiões de Pernambuco. Nesse sentido, o evento concentrou-se no tema “Educar para a promoção da justiça socioambiental para jovens e adultos”, alinhado à temática da Secretaria de Educação para o ano letivo de 2025.
Com a participação de estudantes, egressos e professores da EJA, a programação foi voltada para apresentações culturais, apresentações orais, exposição de banners e mostras de iniciativas de empreendedorismo, incluindo temáticas de arte, ciência, tecnologia e outras linguagens. A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) José de Lima Júnior, em Carpina, na Zona da Mata Norte, participou da ExpoEJA com um trabalho sobre a luta e a resistência negra desenvolvido durante o mês de novembro.
“Foi uma experiência inédita participar do evento aqui na GRE Mata Norte, com o nosso trabalho sobre racismo estrutural e consciência negra. É muito gratificante e satisfatório viver isso com a EJA”, afirmou Juliana Alves, estudante do Módulo 2 da EJA.
A satisfação em participar da socialização das práticas também foi destacada por Genival Cavalcanti, professor de História e coordenador do projeto: “A conscientização das desigualdades sociais precisa ser constante, ativa e efetiva, porque a população negra ainda é atacada. Com o nosso trabalho, contribuímos para o combate ao racismo estrutural, ideológico e funcional”.
Pedro Divino, chefe da Unidade de Jovens, Adultos, Idosos e Correção de Fluxo da GRE Recife Norte, citou como o seminário surge em um momento importante no qual o Pacto EJA, do Ministério da Educação, reconhece e resgata a política de superação do analfabetismo e da qualificação do ensino em todo país.
“O evento foi um momento em que todos nós, professores, estudantes, gestores e técnicos, confraternizamos e fortalecemos ainda mais a EJA na Rede Estadual de Ensino. Nós pudemos prestigiar a concretude dos trabalhos, que são atravessados pela história de cada estudante e realizados no chão da escola. A Expo serve para festejar os avanços da educação pública para todos os pernambucanos”, explicou Pedro.
Ganharam destaque também as experiências exitosas da EJACampo, reforçando as práticas contextualizadas em territórios rurais; da Educação em Ambiente Prisional, reafirmando a educação como direito e instrumento de ressocialização; e da alfabetização e do letramento de adultos pelo programa PE+Alfabetizado.
Jeane Lima, gerente de Políticas Educacionais para Jovens, Adultos e Idosos, ressaltou que o evento é uma celebração das ações promovidas pela EJA em todas as regiões de Pernambuco.
“Foi extremamente gratificante acompanhar de perto estudantes da EJA produzindo ciência, utilizando tecnologia e desenvolvendo atividades com robótica, mostrando que tudo isso também é possível na EJA. Agora já estamos planejando a ExpoEJA do próximo ano”, destacou a gerente.












