O evento chegou à capital pernambucana e acontece de forma gratuita nos dias 25, 26 e 27 de outubro 

A tecnologia tomou conta do Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, localizado em de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A partir desta quarta-feira (25) até o dia 27, o parque sedia a Mostra MC.Metaverso Brasil, que tem incentivo da Meta e é realizada pelo Ministério da Cultura e pela produtora capixaba ES BRAZIL.  Nesta edição, o evento conta com a parceria do  Governo do Estado, através da Secretaria de Educação e Esportes (SEE) e da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe). A secretária de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas, participou de um bate-papo com autoridades e estudantes sobre o alinhamento entre o poder público e a tecnologia, marcando a abertura da mostra.

O Mostra MC.Metaverso é um projeto cultural itinerante e gratuito que percorrerá as cinco regiões brasileiras. Em sua programação estão diversas atividades: competições envolvendo redes sociais, oficinas, palestras, workshops e muita música. Mas a experiência mais aguardada entre os jovens é a de serem transportados para dentro de uma tela de cinema, através do uso dos óculos de realidade virtual, garantindo uma vivência imersiva.  

O objetivo central do projeto é aproximar as pessoas das novas tecnologias, apresentando novos diálogos, inclusão, mesclando a cultura brasileira, a educação e o metaverso. 

“Inovação não tem só a ver com computador. Tecnologia requer criatividade e ação. Nosso plano é fortalecer a conectividade em Pernambuco. Estamos acompanhando as estruturas das escolas com equipamentos de qualidade e formação dos professores nas unidades de ensino da rede estadual e municipal. Hoje nós aprendemos sobre tecnologia junto com os estudantes”, afirma a secretária de Educação e Esportes de Pernambuco, Ivaneide Dantas. 

Para a estudante Maria Eduarda Justinho, que cursa o primeiro ano do ensino médio na  Escola de Referência (EREM) Sizenando Silveira, o evento trouxe uma experiência nova. “A tecnologia me ajuda nas atividades escolares, em pesquisas e trabalhos. Gostei muito do evento porque é uma experiência nova, tudo muito dinâmico, muda um pouco a nossa rotina”, conta a estudante.