Milhares de estudantes e atletas se reuniram para assistir à abertura da maior competição esportiva educacional do Brasil

A cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) foi realizada no último sábado (21), na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. Cerca de 9 mil atletas, técnicos, dirigentes e staff de todos os estados brasileiros compareceram ao evento, que contou com apresentações culturais e com a participação do medalhista olímpico Caio Bonfim, ganhador da medalha de prata na marcha atlética dos Jogos Olímpicos de Paris. Na abertura dos Jebs, Caio levou a tocha e acendeu a pira olímpica, junto Ana Beatriz Silva e Alexandre Oliveira, atletas pernambucanos. A cerimônia contou com a presença da governadora Raquel Lyra, assim como do secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider. A competição acontece até o dia 3 de outubro. 

Os JEBs são uma grande competição esportiva organizada anualmente pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), com apoio do Ministério do Esporte, além da parceria do Governo de Pernambuco nesta edição. O certame tem como objetivo principal promover a prática esportiva entre estudantes de todo o Brasil, incentivando a competição saudável, valorizando a educação e a integração social entre os participantes. A competição ainda é uma seletiva para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados na cidade de Bucaramanga, na Colômbia. 

“Pernambuco, com muita alegria, traz para cá representantes do Brasil inteiro. Nossos pernambucanos já estão em disputa também e a gente vai ser, durante esses próximos dez dias, a capital brasileira dos esportes educacionais”, afirmou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.

“É uma alegria sediar os jogos. Isso é resultado de um grande trabalho da nossa Secretaria Executiva de Esportes. Estamos muito felizes de ver jovens do Brasil inteiro e os nossos jovens, das escolas públicas e privadas daqui de Pernambuco, competindo”, complementou o secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider.

Fotos: Josimar Oliveira

Os jogos são voltados para as categorias masculino e feminino, com idade de 12 a 14 anos, nas modalidades olímpicas, não olímpicas e paralímpicas. Ao todo são 18 modalidades disputadas: atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, Taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling e xadrez. 

“O estado de Pernambuco entende que o esporte, de uma maneira geral, é um importante veículo de educação. Então, para a gente, é muito interessante atuar em conjunto, tal qual agora, nos Jogos Escolares Brasileiros”, finalizou o secretário executivo de Esportes, Luciano Leonidio. 

Quanto à competição, o estudante e atleta de judô na série ouro, Enzo Santiago, afirma “Esse é meu segundo JEBs, tá muito legal aqui a convivência, a área do campeonato. Muito legal a experiência, é uma oportunidade única vir aqui pros JEBs”, celebra.

A última edição do JEBs foi disputada no ano passado, em Brasília, Distrito Federal. Na ocasião, a delegação de Pernambuco contou com 240 pessoas, entre atletas, técnicos e staff. Durante a competição, foram arrematadas 57 medalhas pela delegação pernambucana nas séries ouro, prata e bronze (primeira, segunda e terceira divisão do certame). Desse total, foram 15 medalhas de ouro, 13 de prata e 29 de bronze. O recorde do Estado são 67 medalhas conquistadas na edição de 2022 do JEBs.