Desta vez, atividades foram voltadas aos profissionais do Atendimento Educacional Especializado da Rede Estadual
Mais de 300 profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e técnicos de educação inclusiva das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) participaram do segundo momento do ciclo formativo da educação inclusiva da Rede Estadual. Realizado de segunda (21) a quarta-feira (23), em Gravatá, no Agreste do estado, o encontro discutiu o processo de ensino-aprendizagem na perspectiva inclusiva a partir de três eixos temáticos: adequação curricular, especificidades e estratégias didáticas.
“Buscamos fortalecer a docência dos profissionais da educação especial que de fato atuam com o estudante com deficiência, facilitando o processo de inclusão, articulando com o professor da sala comum e construindo estratégias pedagógicas para as adaptações dos componentes curriculares, das atividades e das avaliações”, explicou Sunnye Rose, gerente de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação e Esportes (SEE).
A programação do encontro contou com palestras e oficinas temáticas que abarcaram cada área de especialidade do AEE. No primeiro momento, os participantes debateram sobre as especificidades didáticas dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sala de aula e a diferença entre adequação curricular e acessibilidade curricular do público alvo do AEE. Em seguida, as oficinas abordaram temas como estratégias didáticas para estudantes cegos e com baixa visão, com altas habilidades e com TEA; o uso de novas tecnologias de baixo custo e o apoio às famílias no processo de inclusão. Ao fim, os profissionais compartilharam as suas experiências ao longo do encontro formativo.
A professora do AEE Joseane Amaral, da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Senador Vitorino Freire, em Arcoverde, no Sertão, ressaltou a importância da formação. “Estou muito feliz de ter participado de um momento tão rico, que agregou muito em nossos conhecimentos para ajudar cada vez mais a melhorar a qualidade do ensino na educação inclusiva”, celebrou.
O calendário do ciclo formativo segue com mais uma formação voltada para os profissionais de apoio, desta vez do Sertão, e se encerra com um evento que vai contemplar todos os profissionais da área de surdez da Rede Estadual. A iniciativa é da Gerência de Educação Inclusiva (GEI), da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (Sede).