Nomes como Ailton Krenak e Ernesto Xavier participam da última etapa do circuito

O Circuito Literário de Pernambuco (CLIPE) desembarca no Recife, nesta terça-feira (28), com uma programação recheada de atrações regionais e nacionais. O líder indígena Ailton Krenak, o jornalista Ernesto Xavier e o grupo musical Amigas do Brega são algumas das atrações confirmadas para a etapa Região Metropolitana e Zona da Mata da CLIPE, que acontece até o dia 3 de junho, no Parque de Exposições do Cordeiro, das 9h às 21h. A entrada é gratuita.

Com o tema “Culturas periféricas de saberes ancestrais: educação, diversidade e equidade”, o CLIPE visa ampliar o debate e valorizar as contribuições de pensadores e atores sociais negros, indígenas e quilombolas, através de rodas de conversa, lançamentos de livros, bate-papos com autores e apresentações culturais. Tudo com o intuito de reconhecer a importância do letramento racial e a necessidade de representatividade nos currículos e materiais didáticos.

Além das atrações culturais, o evento ainda vai contar com estandes de editoras estaduais e nacionais, montados para a comercialização de livros para todas as idades e gostos. Os servidores da SEE que estiverem em pleno exercício de suas funções poderão usufruir do “Bônus Livro” no valor de R$ 1 mil (professores) e R$ 500 (analistas e assistentes). O cartão que dá direito à compra dos livros é distribuído pelas gerências regionais de educação dias antes da realização da feira em cada uma das suas etapas.

Esta é a terceira e última etapa do circuito em 2024 e será voltada para todos os municípios jurisdicionados às Gerências Regionais de Educação (GREs) Recife Norte, Recife Sul, Metropolitana Norte, Metropolitana Sul, Mata Norte, Mata Sul e Mata Centro. A primeira etapa, Agreste, foi realizada de 22 a 27 de abril, em Caruaru. Já a segunda etapa, denominada Etapa Sertão, foi realizada em Serra Talhada, entre os dias 6 e 11 de maio.

Confira a programação: