Evento segue até o sábado (12) com vasta programação
Teve início nesta segunda-feira (07) o II Encontro de Música Antiga, promovido pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM). Com uma programação intensa, o primeiro dia contou com palestras, masterclasses, recitais e, à noite, o concerto do grupo Allegretto, referência no Recife na execução de repertórios medievais, renascentistas e do início do período barroco.
Criado em 1994 pelo professor Alberto Guerra, o grupo Allegretto emocionou o público presente no estúdio do CPM com uma performance fiel à sonoridades antigas, utilizando instrumentos históricos como flautas doces renascentistas, clarineta em dó, alaúde, vihuela, guitarra renascentista, violas de gamba e percussão. No repertório teve composições de Jean-Baptiste Quinault, Anthony Holborne, Peter Philips, entre outros.
“A Música Antiga nos conecta com uma prática musical muito importante para a música que foi desenvolvida a posteriori e oferece uma escuta mais atenta e sensível. Promover esse tipo de encontro é fundamental para a formação dos nossos estudantes, mas também para democratizar o acesso do público a um repertório historicamente rico e pouco explorado”, destacou a gerente geral do CPM, Janete Florencio.
O Encontro segue até o próximo sábado (12) com uma vasta programação que inclui concertos diários, além de oficinas formativas gratuitas, voltadas para estudantes de música. A proposta é promover, difundir e aprimorar a música antiga em Pernambuco, reunindo professores renomados, músicos, pesquisadores e apreciadores de repertórios que atravessam séculos de história.



Crédito: Demison Costa
As atividades formativas acontecem até a sexta-feira (11), durante o dia, com master classes, palestras e vivências práticas em áreas como canto, flauta doce, cravo, viola da gamba, alaúde, violino barroco, oboé, contrabaixo barroco, prática orquestral, prática de conjunto e danças da Renascença.
Já os concertos acontecem sempre às 19h30. O encerramento será no sábado (12), às 17h, com uma grande apresentação na Catedral de São Pedro dos Clérigos, no Pátio de São Pedro, no centro do Recife. O evento contará com a Orquestra Sinfônica de Pernambuco, grande coro, solistas e a participação dos alunos das oficinas, sob a regência do maestro Juliano Bousi. O concerto de encerramento será dedicado aos 340 anos de nascimento de Johann Sebastian Bach e integrará também apresentações de danças renascentistas e da prática de conjunto.
O homenageado desta edição é o ex-diretor de Ensino e Produção, Rogério Wanderley, que esteve à frente do CPM entre os anos de 1995 e 1998. “Voltar aqui depois de tantos anos e ser homenageado é uma emoção difícil de descrever. Sinto que esse reconhecimento não é apenas pelo meu trabalho, mas de toda uma equipe”, disse.
Programação completa:
Concertos
07/07 – Concerto de Abertura – Grupo Allegretto
08/07 – Os Barroqueiros
09/07 – Concerto de Cravo – Homenagem a Bach (Andrea Rocha, Edmundo Hora e Ladson Matos)
10/07 – Ensemble Vocal Cantamus (Regência: Gilson Celerino)
11/07 – Recital dos Estudantes do Encontro
Local: Estúdio do CPM – Horário: 19h30
12/07 – Concerto de Encerramento (Orquestra Sinfônica de Pernambuco, grande Coro e Solistas; apresentação de danças da Renascença, regência de Juliano Bousi)
Local: Catedral de São Pedro dos Clérigos no Pátio de São Pedro. Horário: 17h.
Master Class
09/07 – Artur Ortenblad (UFPE) – Oboé
Horário: 15h
Local: Sala 12
Palestra e recital
10/07
Título: “As lições de solfejo de Luís Álvares Pinto: ornamentação e performance ao cravo”. (Luciana Câmara (UFPE) – Cravo
Horário: 14h
Local: Estúdio CPM
Oficinas
Programação das oficinas
De 07 a 11 de julho
Danças da Renascença – das 08h30 às 11h30
Viola da Gamboa – das 08h30 às 12h
Cravo – das 8h30 às 12h
Canto – das 8h30 às 12h e das 14h00 às 16h30
Alaúde – das 08h30 às 12h e 14 às 16h30
Flauta Doce – das 08h30 às 12h e 14h às 16h30
Violino Barroco – das 14h às 16h30
Contrabaixo barroco – das 14h às 16h30
Prática de conjunto – das 14h às 16h30
Prática de coro – 17h às 19h

