Projeto EntreLaços foi apresentado aos profissionais

A Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco (SEE) realizou, nesta quinta-feira (21), em Garanhuns, um encontro formativo voltado ao acolhimento dos psicólogos recentemente convocados no último concurso público e que já estão atuando nas escolas da rede estadual. A iniciativa teve como objetivo apresentar diretrizes de atuação e fortalecer a rede de apoio psicossocial no ambiente escolar.

Durante a programação, o EntreLaços foi apresentado aos profissionais. Lançado oficialmente no início do mês pela governadora Raquel Lyra, o projeto é desenvolvido pela Unidade de Atenção Psicossocial às Escolas e já vem sendo executado desde fevereiro de 2024 em todas as 16 Gerências Regionais de Educação. Entre seus principais eixos estão a promoção da saúde mental, o enfrentamento de diferentes formas de violência, a implantação de protocolos de combate ao bullying e a criação de espaços de escuta ativa para os estudantes.

A secretária executiva de Gestão de Pessoas, Rafaela Ramos, disse que a formação busca criar nas escolas um clima mais seguro, acolhedor e favorável à aprendizagem. “Tudo isso é um avanço importante no fortalecimento das políticas educacionais. Estamos ampliando a rede de cuidado, garantindo que nossas escolas tenham suporte especializado para lidar com situações que afetam diretamente a aprendizagem e o bem-estar dos estudantes”, afirmou.

O gerente de Direitos Humanos e Cidadania da SEE, Cledson de Lima, reforçou que o encontro representa um passo estratégico para integrar os novos profissionais às ações já em andamento. “Essa iniciativa reforça o compromisso do Governo de Pernambuco em consolidar uma rede escolar que seja, de fato, um território de cuidado, garantindo ambientes seguros, acolhedores e transformadores para estudantes e profissionais da educação”, disse.