Projeto de automatização da coleta de lixo conquistou o primeiro lugar na maratona de imersão gamificada
A equipe Bingenius, formada por estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Nelson Barbalho, em Caruaru, foi a vencedora do Ideathon CITE 2023. A maratona de imersão gamificada promovida pelo Sesc, Senac e Fecomércio Pernambuco compôs a programação do XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação (CITE), realizado simultaneamente em Caruaru, Recife e Petrolina, de 20 a 22 de setembro.
O projeto apresentado pelos estudantes foi de automatização gamificada da coleta de lixo. De acordo com a proposta do grupo, as pessoas, ao descartarem o lixo na lixeira, terão experiências que vão desde receber mensagens de conscientização, semelhante ao biscoito da sorte, até ter acesso a jogos digitais.
É a segunda vez que o grupo formado pelos estudantes Lyzandra Duarte, Mirelly Katarine, Nicole Déu Quacken, Samuel William, Allan Kaio e André Gustavo participa do Ideathon no polo de Caruaru. Na edição de 2022, a equipe conquistou o terceiro lugar da competição. “Foi muito bom estar no pódio na última edição, já que nunca tínhamos participado de nada parecido. E agora em primeiro lugar é muito melhor, a ponto de não sabermos como reagir”, contou Samuel William.
Premiado com a incubação do negócio no Senac, o grupo pretende seguir com a execução do projeto “Estamos dispostos a tirar ele do papel, começar a prototipagem para finalmente vermos em funcionamento as lixeiras e o game”, disse Mirelly Katarine.
O Ideathon é uma maratona de 20h que tem o propósito de promover a integração entre ensino e mercado para a criação de soluções inovadoras e criativas capazes de impactar o setor educacional em escala global. Durante dois dias de imersão, profissionais e mentores especializados promovem oficinas, meetups e pitchs sobre inovação e negócios na área educacional.