Evento foi culminância de eletiva em que estudantes criaram identidade visual para produtoras rurais da região 

A Escola Técnica Estadual (ETE) Deputado Afonso Ferraz, localizada no município de Floresta, no Sertão do estado, realizou a primeira edição da Feira de Agricultura Familiar. Voltado para as mulheres campesinas da região, o evento aberto ao público aconteceu na última sexta-feira (28), em parceria com o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STR) Floresta.

A feira foi a culminância da eletiva “Somos um só! Por um design gráfico ativista e social”. A partir de um trabalho de curadoria em design gráfico, associada à aplicação da técnica de briefing (resumo das informações principais sobre um cliente) feita pelos estudantes, foi criada uma logomarca autoral para cada trabalhadora rural participante da feira, além de materiais de divulgação como banners e adesivos. 

“Foi um dia de culminância de um trabalho que desenvolvemos, ao longo de um bimestre, com agricultoras que já têm o costume de comercializar os produtos delas nas feiras aqui em Floresta, porém não possuíam identidade visual. Foi uma construção coletiva feita por muitas mãos e celebrada em nossa escola. Todas as produtoras rurais esgotaram seus produtos, venderam mais do que esperavam”, celebrou Paulo Henrique Novaes, o professor da eletiva. 

A feira foi considerada um sucesso pela gestão da escola. “Foi um desafio fazer uma feira no pátio da nossa escola. Porém, o resultado foi magnífico e o melhor disso é saber que houve protagonismo e a integração entre família, escola e comunidade. Foi um momento não só de culminância da eletiva, mas também de trazer a comunidade para dentro da nossa escola”, avaliou Jaciara Bezerra, gestora da ETE.