Projeto proporcionou experiência enriquecedora nas áreas artística e social
A Escola Estadual Paulo Freire, situada na Penitenciária Dr. Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro, realizou sua II Amostra Escolar de Artesanato na última sexta-feira (20). Nesta edição, o projeto intitulado “Artesanato africano sustentável: criando tradição com reciclagem” integrou herança cultural e consciência ambiental, proporcionando aos 526 estudantes da unidade de ensino uma experiência enriquecedora nas áreas artística e social.
Com a participação de 18 turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo 14 de ensino fundamental e quatro de ensino médio, a iniciativa multidisciplinar teve como objetivos explorar a riqueza do artesanato africano, promover a conscientização sobre sustentabilidade através do uso de materiais recicláveis, capacitar os alunos em técnicas artísticas que estimulem a criatividade e fomentar o trabalho em equipe, com a possibilidade de criações individuais ou coletivas.
Cada turma foi orientada por um professor responsável. Inicialmente, os alunos realizaram pesquisas sobre a história e as técnicas do artesanato africano, compreendendo seus significados culturais. Em seguida, estudantes e professores coletaram materiais recicláveis, como papelão, jornal e embalagens plásticas, ressaltando a importância do reaproveitamento. Durante oficinas de arte, os alunos aprenderam a confeccionar cestos de jornal, tapetes de tecido e esculturas, utilizando técnicas sustentáveis. Por fim, os estudantes tiveram a liberdade de criar suas próprias peças, inspirando-se em estilos africanos ou desenvolvendo interpretações pessoais.
“A II Amostra Escolar de Artesanato representa uma importante oportunidade para os estudantes não só expandirem seus conhecimentos sobre a cultura africana, como também refletirem sobre práticas sustentáveis no cotidiano, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados”, avalia Jeane Lima, gerente de Políticas Educacionais para Jovens, Adultos e Idosos da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco.