Mais de 2 mil estudantes marcaram presença no evento com bandas e fanfarras

O desfile cívico de 7 de setembro é um dos eventos mais importantes para as escolas da Rede Estadual de Ensino que possuem bandas e fanfarras. Neste sábado (07), cerca de 2.200 estudantes de 30 unidades de ensino participaram do desfile, organizado anualmente pelo Governo do Estado, Forças Armadas e prefeituras, na Avenida Mascarenhas de Morais, Imbiribeira. O evento faz parte da comemoração do 202º aniversário da Independência do Brasil.

Nesta edição, as bandas das escolas levaram ao evento apresentações inspiradas no tema que norteou o ano letivo da Rede: “Relações Étnico-Raciais: educar para o (re)conhecimento e valorização da diversidade e da diferença”. As unidades de ensino que participaram do desfile pertencem às Gerências Regionais de Educação (GREs) Recife Norte, Recife Sul, Metro Norte, Metro Sul, além de uma escola da GRE Mata Norte.

Presente na cerimônia, a governadora do estado, Raquel Lyra, acompanhou de perto todas as bandas e comemorou esta data tão significativa. “Hoje, a comemoração desse dia bate muito forte no coração da gente. É importante dizer que Pernambuco, há 200 anos, na Confederação do Equador, declarou pela primeira vez independência, firmou uma constituição e também celebramos esse tempo. Essa data de hoje nos remete aos nossos valores de luta pela democracia, pela independência e por mais igualdade”, ressaltou.

Fotos: Josimar Oliveira

O secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, também marcou presença e prestigiou as bandas das escolas estaduais. “Antes do desfile, passei para cumprimentar todas as bandas das nossas escolas e todos nos entregaram um desfile muito bom. Para eles, o evento é duplamente importante, porque é uma oportunidade de mostrar a arte que estudam na música e, por outro lado, é uma questão de cidadania. Este é um dia importante para refletirmos sobre um país que precisa estar um pouco mais unido, e nada melhor do que nossos estudantes mostrarem isso para todos”, salientou.

Estudante da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Santa Ana, localizada em Olinda, Rudson Guimarães participou pela primeira vez do desfile. Ele ingressou na banda marcial da unidade no início do ano, onde criou grande identificação com o corpo coreográfico. Estreando no desfile cívico, Rudson não escondeu o nervosismo, mas, com a ajuda do maestro e de seus colegas, manteve-se focado para fazer uma boa apresentação. 

“Antes de começar, deu aquela ansiedade, um frio na barriga. Mas, depois que o desfile começou, fiquei tranquilo. Temos uma banda muito unida em que todo mundo se ajuda. Ensaiamos e fizemos muitos exercícios para que tudo saísse perfeito. Estou há apenas oito meses no grupo e participar deste momento foi muito gratificante. A minha expectativa estava altíssima e, com muito empenho, consegui realizar uma ótima apresentação”, disse Rudson.

Já o percussionista Joas José da Silva, da Erem Antônio Correia de Araújo, no município de Camaragibe, participou de seu quarto desfile consecutivo. “Me encho de felicidade por poder participar mais uma vez do desfile. É uma honra imensa, a cada ano que passa, poder fazer o meu melhor e entregar um grande resultado. Foram meses de preparação e de muito ensaio para chegar até aqui, e saio extremamente satisfeito com nossa apresentação”,