Profissionais das 24 escolas prisionais de Pernambuco sugeriram ações para compor nova versão do documento 

Equipes gestoras e professores das 24 escolas prisionais de Pernambuco participaram, nesta segunda-feira (2), do Dia “D” do Plano Estadual de Educação em Prisões. A iniciativa teve o objetivo de fomentar sugestões para a nova versão do documento. 

As secretarias estaduais de Educação e Esportes (SEE) e de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) têm a responsabilidade na oferta da qualificação profissional e educação formal e não formal nas unidades prisionais, que é ofertada na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para os apenados que não tiveram acesso aos estudos ou não concluíram em idade própria. 

“O professor é um importante ator que está na ponta, consolidando as ações educativas. Portanto, esse dia foi pensado como uma forma democrática e coletiva de construção do Plano”, avalia Jeane Lima, gerente de Políticas Educacionais para Jovens, Adultos e Idosos da SEE. 

As sugestões dos professores e gestores serão compiladas e avaliadas por ambas as pastas na construção do Plano Estadual de Educação em Prisões. Após atualizada, a nova versão do documento será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) para aprovação. 

SOBRE O PLANO 

O Plano Estadual de Educação em Prisões é de grande importância para a definição das políticas voltadas para pessoas em situação de privação de liberdade. Esse documento tem a função de articular esforços nacionais e estaduais para melhorar a qualidade da educação básica e superior, além de elevar a taxa de alfabetização e qualificação profissional para os encarcerados. A educação em ambientes de privação de liberdade contribui para alcançar os principais objetivos de reabilitação, como a autonomia e a minimização da discriminação social, promovendo a cidadania e a diginidade humana.