Ao todo, estão expostos 34 quadros produzidos pelos alunos da unidade de ensino. A visitação é gratuita
Estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Escritor José de Alencar, localizada no município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, promovem uma exposição de artes até o dia 25 de outubro na cidade de Glória de Goitá, na Zona da Mata de Pernambuco. A mostra faz parte da 9ª edição do projeto “Pintando na Biblioteca”, que é desenvolvido na unidade de ensino e busca estimular os alunos a explorarem talentos nas artes plásticas. Ao todo, estão expostos 34 quadros. A visitação é aberta ao público na Erem Professor Barros Guimarães.
O projeto “Pintando na Biblioteca” foi criado em 2022 e trata-se de uma ação coletiva dos estudantes, em parceria com o coordenador da biblioteca e da gestão da escola. Esta é a 9ª edição do evento e, durante os anos, o projeto já passou por municípios como Paulista, Recife, Olinda, Gravatá e Caruaru. A iniciativa consiste na produção de quadros pintados à mão e pincel. Os visitantes poderão conferir as obras, assim como um cordel produzido por estudantes do 1º, 2 e 3º ano, em parceria com os professores. As obras também retratam movimentos artísticos como impressionismo, surrealismo, cubismo, renascimento e abstracionismo.
Francisco Guerra de Holanda, coordenador do projeto e da biblioteca, explicou o surgimento dessa iniciativa. “O projeto teve início logo depois da pandemia. Começamos trabalhando com tinta acrílica profissional e telas de 80 por 60 centímetros, todas emolduradas. Os primeiros trabalhos foram feitos pelos alunos do 1º, 2 e 3º ano do Ensino Médio. Além das pinturas, também apresentamos um trabalho em cordel, com o tema Justiça Socioambiental, desenvolvido junto com os alunos da biblioteca. Eles declamaram seus cordéis e falam sobre as iniciativas” disse o coordenador.
A estudante do 2º ano do Ensino Médio, Vitória Beatriz, exaltou a inovação do projeto. “Participei do projeto Pintando na Biblioteca e, para mim, foi algo especial, porque eu pude me expressar. Eu gosto muito de pintar e desenhar, então eu amo o que eu faço e para mim é indescritível”, afirmou.





