O evento reuniu produtos produzidos por alunos de 35 escolas da Região Metropolitana do Recife e interior 

No último final de semana (24 e 25), estudantes de 35 escolas da Rede Estadual de Ensino da Região Metropolitana do Recife e interior se reuniram para a 21ª Feira de Miniempresas. A ação foi realizada pela ONG Junior Achievement (JA) Pernambuco em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) e o Sebrae Pernambuco. O evento de empreendedorismo aconteceu no piso L3 do shopping RioMar Recife, localizado no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, oferecendo espaço para a venda de produtos criados por microempresas idealizadas pelos alunos. 

Antes da feira, os estudantes participaram de aulas semanais, com 3h de duração, totalizando 12 encontros. Durante esse período, foram ensinados fundamentos de economia de mercado e da atividade empresarial para 800 estudantes da Rede Estadual, através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário. As atividades foram ministradas por voluntários, entre estudantes universitários e profissionais de diversas áreas, que receberam treinamento da JA Pernambuco. 

“Essa parceria entre Secretaria de Educação e a Junior Achievement  visa explorar opções de carreira e fazer com que o estudante descubra o valor da educação. Eles aprendem sobre orçamento, uso de crédito, gerenciamento financeiro pessoal e familiar, além de refletir sobre seus interesses, habilidades pessoais e conhecer as opções de carreira. Foram beneficiados mais de 800 alunos neste programa; e a culminância foi a feira”, detalhou Gilson Alves, secretário executivo do Ensino Médio e Profissional da SEE. 

Entre os itens à venda, era possível encontrar repelente natural; lápis reciclado; luminárias; estojos e bijuterias ecológicas; sabão em papel; quadros e almofadas decorativas, porta-copos, bolsa multiuso e suporte para telefone.

Fotos: Filipe Jordão / SEE

Pensando no consumo consciente, os alunos investiram em produtos que prezam pela sustentabilidade e inovação, como uma coleira para cães e gatos, feita com material reciclado e pingente com QR Code para identificação, caso o animal se perca. “Sabemos que em muitas cidades, nas ruas, existe uma grande quantidade de animais em situação de abandono, muitos deles que se perderam e não retornaram para seus tutores. Nosso produto foi desenvolvido pensando no meio ambiente, tanto na questão do material usado na confecção do produto quanto no auxílio na busca por esse bicho”, explicou Thiago Neves, estudante da Escola Técnica Estadual (ETE) Maria José Vasconcelos. 

Durante o evento também foi possível participar de dinâmicas e  palestras abertas ao público voltadas para os jovens empreendedores.