Cerimônia de boas-vindas aconteceu na Erem Joaquim Távora, no Recife
Cerca de 500 mil estudantes da Rede Estadual retornaram às aulas, nesta semana, distribuídos em 1.064 escolas em todo o Estado. Este ano, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação, adotou o tema “Vidas, Escolas e Comunidade: educar para a promoção da justiça socioambiental”, que será trabalhado ao longo do ano letivo com estudantes, professores e toda a comunidade escolar.
Para dar as boas-vindas, o secretário da SEE, Gilson Monteiro, esteve presente na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Joaquim Távora, no Recife, e recebeu os estudantes para marcar o início do novo ano letivo. “Estamos com expectativas muito positivas. A gente espera que 2025 seja um ano muito proveitoso e de muito sucesso para todos”, destacou.
As atividades planejadas para estes dias de acolhida buscaram promover a reflexão e o engajamento da comunidade escolar na construção de um futuro mais justo e sustentável. Nesse contexto, dinâmicas, palestras, apresentações culturais e intervenções artísticas enriqueceram o dia, proporcionando um ambiente acolhedor e estimulante para os estudantes.



Equipes da Secretaria Executiva de Ensino Médio e Profissional (SEMP) marcaram presença em diversas escolas, acompanhando de perto as ações lideradas por estudantes protagonistas, junto a educadores e gestores. “Essa iniciativa demonstra o compromisso da SEE com uma educação que transcende o ensino tradicional, visando à formação de cidadãos conscientes e engajados na transformação de suas comunidades. Acreditamos que a educação é um poderoso instrumento de transformação social e que a promoção da justiça socioambiental é um pilar fundamental para a construção de um futuro mais igualitário e sustentável para todos”, destacou o secretário da SEMP, Paulo Dutra.



Em 2025, a SEE ampliou a oferta de escolas em tempo integral para melhor atender às demandas da comunidade escolar. Agora, Pernambuco conta com 506 unidades de ensino nessa modalidade, distribuídas em todas as regiões do Estado. Dessas, 20 novas unidades de ensino foram transformadas em Escola de Referência em Ensino Médio (Erem), Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (Erefem) ou Escola de Referência em Ensino Fundamental (Eref).



Confira as novas escolas em tempo integral para o ano letivo de 2025
Erem Francisco Alves de Carvalho
Erefem Aplicação do Recife
Erefem Aplicação Professora Vande de Souza Ferreira
Erefem Frei João Pereira de Souza
Eref Duque de Caxias
Eref Capitão Plínio de Souza Monteiro
Eref Professora Deanna Clarck Xavier
Eref Marechal Mascarenhas de Moraes
Eref Professora Fontainha de Abreu
Eref Padre Lebret
Eref Professora Maria Bernadete Marins de Brito
Eref Iracema Moura de Moraes Veras
Eref Professor Arruda Marinho
Eref Amaro Lafayette
Eref Seráfico Ricardo
Eref Anete Vale de Oliveira
Eref Indígena Emiliano Quirino de Sá
Eref Indígena Apinagé
Eref Indígena Princesa Isabel
Eref Júlio de Mello
Tema do Ano Letivo 2025
“Vidas, Escolas e Comunidade: educar para a promoção da justiça socioambiental” foi a temática escolhida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação, para ser trabalhada com os estudantes, professores e toda a comunidade escolar em 2025.
A escolha do tema evidencia a importância de Pernambuco estar atento às questões ambientais e sociais das populações negras, indígenas, ribeirinhas, quilombolas, ciganas, produtores rurais, agricultores familiares, das comunidades pesqueiras e das urbanas empobrecidas. O intuito é fomentar a discussão e propor soluções para uma sociedade mais equitativa.
A abordagem educacional selecionada para este ano letivo também exige o reconhecimento do saber local e das práticas culturais, incentivando a participação ativa de comunidades no desenvolvimento de estratégias no enfrentamento dos desafios socioambientais. A pauta da Justiça Ambiental surge como uma resposta às desigualdades socioambientais, originando-se no movimento negro norte-americano dos anos 1980.
Fardamento, Kit Escolar e Tênis
Na volta às aulas, os estudantes da Rede Estadual de Ensino começarão o ano letivo de 2025 recebendo kit escolar e fardamento. O investimento anual total para a confecção das fardas será de aproximadamente R$ 33,8 milhões, com a participação de mais de 15 empresas que fazem parte do maior centro de produção de vestuário do Nordeste. As empresas cadastradas deverão produzir, ao longo de 2025, cerca de 1,8 milhões de peças, garantindo fardas novas para os estudantes da Rede Estadual. No total, a SEE vai distribuir 460.425 kits escolares.
Outra novidade para o ano letivo de 2025 é a implementação do programa de distribuição gratuita de tênis para os estudantes da Rede Estadual. Com um investimento estimado em mais de R$ 58 milhões, a iniciativa busca ampliar o acesso a itens essenciais para os alunos, promovendo mais conforto e igualdade dentro das escolas da Rede Estadual.

