Estudantes mostraram suas habilidades artísticas unindo esportes, literatura  e educação ambiental

Na última sexta-feira (18), os alunos da Escola Técnica Estadual (ETE) Governador Eduardo Campos (ETEGEC), localizada no município de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, mostraram muita desenvoltura e criatividade na cerimônia de abertura dos Jogos Escolares 2023. Envolvendo dança e teatro, a temática escolhida foi “Best-Sellers Literários”. A atividade, que faz parte do calendário escolar, já está em sua 6ª edição, e promove um trabalho multidisciplinar envolvendo as 12 turmas da escola, professores, familiares e comunidade. 

Para as apresentações, os alunos abusaram da criatividade transformando obras literárias  que são sucesso no mundo todo em verdadeiros  em musicais, como O Pequeno Príncipe, O Mundo de Sofia, Harry Potter, As Crônicas de Nárnia, Coraline, Alice no País das Maravilhas, entre outros contos.   “Apesar de ter um ano letivo muito corrido, é importante para nós, estudantes, termos esse momento de diversão. Essa temática sobre literatura mundial desperta a nossa curiosidade e interesse  pela leitura”, ressaltou Valdeci Paulino, estudante do terceiro ano de Administração. 

Fotos: Filipe Jordão

O tema e o regulamento dos jogos são apresentados no início do ano letivo para toda a unidade de ensino. O trabalho multidisciplinar é feito por etapas, onde os professores agregam o tema escolhido dentro das disciplinas afins. “Percebemos uma efervescência na escola, envolvendo toda a comunidade. É extremamente emocionante para a gente, pois vemos, de fato, o protagonismo dos estudantes”, destacou o Gestor da ETE Prof. Severino Henrique. 

Usando materiais recicláveis para a confecção dos cenários usados nas apresentações de abertura, a educação ambiental ganha força e mobiliza a escola para o uso consciente de recursos. “Tudo aqui é feito com material reciclado. Os alunos aprendem sobre custos e a parte financeira, precisam trabalhar em equipe, ter organização, planejamento, roteiro, coreografia, gerenciar tarefas e conflitos. Cada professor é tutor de uma sala, supervisionando e auxiliando no que for preciso”, explicou a professora Estephania Santos. 

Fotos: Filipe Jordão

“Fico muito orgulhosa com os resultados. Depois do período dos jogos, os alunos começam a me falar que acabaram com a timidez, que eles conseguiram interagir melhor na turma, que eles estão mais desenvoltos nos seus trabalhos. Eu aprendi na universidade que nós aprendemos fazendo, não podemos aprender só na teoria, precisamos vivenciar e eu proporciono para eles a vivência”, completou a professora. 

Os jogos escolares da ETEGEC e acontecem entre os dias 21 a 25 de agosto, com as modalidades: jogos de quadra, eletrônicos, tabuleiro e quiz.