Evento contou com apresentações e oficinas artísticas variadas

A Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Alfredo Freyre, localizada na Zona Norte do Recife, incentivou a criação e expressão artística de seus estudantes por meio de uma mostra artística. De 30 de junho a 4 de julho, a edição 2025 da Mostra Professor Alfredo Freyre (PAF) de Artes reuniu grupos de alunos, membros do corpo docente e responsáveis em torno das produções autorais dos jovens dos cursos técnicos subsequentes em Artes Visuais e Teatro.

Desde sua criação em 2022, a Mostra PAF tem se consolidado como um dos principais momentos do calendário cultural da ETE Alfredo Freyre. A programação contou com exposições de fotografias, pintura, xilogravura, ensaios abertos, oficinas práticas e montagens teatrais que encantaram os visitantes. Com início às 19h30 em cada noite, os corredores e salas da escola foram ocupados por obras e apresentações que revelaram o talento, o engajamento e a diversidade criativa dos jovens artistas.

Fotos: Denyson Silva

Além de funcionar como vitrine para a produção dos estudantes, a Mostra também se destacou por promover o diálogo entre artistas, educadores e o público geral. Além da exposição artística, a iniciativa contou com leituras dramatizadas, peças teatrais, oficinas de artes, apresentações de filmes e produções artísticas criadas por alunos.

A professora de teatro da unidade de ensino, Alcione Aquino, que é uma das coordenadoras da Mostra, fala sobre a importância dessa atividade para os jovens. “Esse evento celebra os processos criativos, a existência, persistência, força desses jovens e até mesmo dos adultos e idosos que estudam, trabalham e persistem para participar das aulas e se formar em cursos técnicos específicos, como o de artes visuais ou de teatro. A Mostra PAF é um momento de celebração, de finalização de semestre, onde a gente conseguiu construir muita arte e troca de ensino-aprendizagem”, afirmou a docente. 

Fotos: Denyson Silva