Evento reuniu estudantes representantes do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio das 16 Gerências Regionais de Educação
A Secretaria de Educação de Pernambuco realizou, entre os dias 03 e 05 de dezembro, a formação dos estudantes protagonistas para a Acolhida 2026. Com o tema “Acolher e Protagonizar: juventudes de Pernambuco em rede”, o encontro teve como objetivo promover reflexões sobre a importância do acolhimento como prática educativa, fortalecendo vínculos e contribuindo para o combate à evasão escolar no ensino médio. O evento ocorreu no Hotel Casa Grande, em Gravatá, no Agreste do Estado, e reuniu estudantes representantes do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs).
Durante os encontros, os jovens participaram de aulas dialogadas, rodas de conversa, dinâmicas de grupo, uso de vídeos, gincanas educativas, oficinas e elaboração de planejamento para as ações que serão realizadas na acolhida em cada GRE. As atividades foram pensadas para serem interativas, favorecendo a escuta, a reflexão e a expressão dos estudantes protagonistas.
Os momentos formativos também promoveram reflexões sobre o protagonismo juvenil e abordaram temas, como “Saúde Emocional”, “Segurança Digital”, “Ciberbullying”, “Discriminação” e “Uso consciente da tecnologia”, estimulando práticas que fortaleçam a autonomia crítica e uma convivência online mais ética, respeitosa e inclusiva.
De acordo com a gerente geral de Políticas Educacionais do Ensino Médio, Ana Laudemira, a iniciativa é estratégica para impulsionar o desenvolvimento integral dos estudantes, alinhada à filosofia de educação interdimensional e ao fortalecimento do protagonismo juvenil. “Reconhecemos o acolhimento como um passo essencial na transição para o ensino médio. Por isso, este encontro consolida uma cultura de cuidado e corresponsabilidade que impacta diretamente o acesso, a permanência e o engajamento escolar”, destacou.
“Enquanto líderes protagonistas regionais, é muito importante participarmos de momentos como este, com encontros formativos e troca de experiências com todo o Estado. O protagonismo em Pernambuco é gigante e se fortalece ainda mais quando as escolas, as GREs e a Secretaria estão conectadas em busca de melhorias para a educação integral de toda a Rede Estadual”, pontuou o estudante João Paulo de Oliveira, da Escola Estadual Professora Jesuína Pereira Rêgo, localizada em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.










