Durante a programação, docentes participaram de oficinas para incrementar a prática em sala de aula
A Secretaria de Educação e Esportes (SEE) promoveu, na última terça-feira (19), uma formação voltada para 142 professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As discussões foram guiadas pela temática “Princípios e práticas da EJA: conexões entre o currículo e a realidade dos estudantes jovens, adultos e idosos”. O evento aconteceu no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife.
O momento formativo teve como objetivo estimular o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que conectam o currículo às experiências de vida dos estudantes, fortalecendo a prática docente em todas as áreas do conhecimento. A programação se iniciou com uma mesa-redonda sobre os princípios da EJA, debatidos a partir de documentos oficiais e pesquisas acadêmicas. Em seguida, os professores participaram de oficinas práticas.



Nelas, os docentes aprenderam sobre propostas didáticas para o ensino da língua portuguesa e o uso da matemática em situações do cotidiano, como o planejamento financeiro e compras. Também foi abordada a valorização das histórias de vida e das identidades dos alunos como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem.
Jeane Lima, gerente de Políticas Educacionais de Jovens, Adultos e Idosos, ressaltou a importância de oferecer subsídios pedagógicos que respeitem e valorizem as experiências dos estudantes. “O evento foi cuidadosamente planejado para enriquecer a prática dos nossos professores, visando melhorar ainda mais as aulas voltadas para o público da EJA, que apresenta diversas especificidades. A formação foi um espaço enriquecedor de troca de experiências e saberes”, destacou.

