Objetivo foi capacitar profissionais para atuar de forma mais eficiente nos processos pedagógicos e de gestão

A Secretaria de Educação de Pernambuco realizou, nesta quarta e quinta-feira (10 e 11), uma formação continuada para gestores de 420 Escolas de Referência em Ensino Médio (Erem) que ofertam o ensino médio Integral de 45h. O objetivo foi capacitar os profissionais para atuar de forma mais eficiente nos processos pedagógicos e de gestão.

Também participaram do encontro, em Gravatá, no Agreste, gerentes regionais e coordenadores gerais de ensino médio e profissional das Gerências Regionais de Educação (GREs). “A formação de gestores escolares é, indiscutivelmente, uma ação estratégica para fortalecer a educação integral no nosso Estado, na perspectiva de contribuir com a melhoria dos resultados educacionais das Erem”, reforça Socorro Rodrigues, gerente geral de educação integral. 

Com foco na preparação dos jovens para o mundo do trabalho, os participantes discutiram a política educacional da Educação Integral de Pernambuco e a oferta do Itinerário de Formação Técnica e Profissional (IFTP) nas EREM de 45h. A coordenadora geral de Ensino Médio do Ministério da Educação (MEC), Valdirene Alves, palestrou sobre a Política Nacional de Ensino Médio (PNAEM), oferecendo uma melhor compreensão do cenário nacional.  

Representantes do Senai, Senac, Cesar School e Itáu Educação e Trabalho também contribuíram com a programação, trazendo palestras sobre temas como tecnologias digitais, inovação e os desafios na implementação do IFTP.