Iniciativa promove atividades de monitoramento nas escolas e momentos formativos para profissionais que atuam na educação especial

A Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE), por meio da Gerência de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva (GEI), está promovendo uma série de ações integradas com as 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) dentro do projeto GEI na Rede. A iniciativa, que começou neste segundo semestre e segue até dezembro, percorre todo o estado com atividades de monitoramento nas escolas e momentos formativos voltados a profissionais que atuam na educação especial.

Após passar por Afogados da Ingazeira e Floresta, o projeto chegou a Araripina entre os dias 29 a 31 de outubro. O GEI na Rede tem como objetivo fortalecer a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva em todas as regiões de Pernambuco. “Nosso olhar é atento e respeitoso às singularidades de cada Regional. Em Araripina, realizamos um bate-papo inclusivo com professores e profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE), visitamos cursos de Libras, escolas revitalizadas e Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) já implantadas e em fase de implantação. Também fizemos checklists de mobiliários e equipamentos e desenvolvemos estudos de caso em algumas escolas”, explica Sunnye Rose, gerente da GEI.

Atualmente, 24 das 39 escolas da GRE Araripina contam com SRM e todos os estudantes público-alvo da Educação Especial são acompanhados pelo AEE. A região também se destaca no esporte: três atletas locais integram a Seleção Pernambucana dos Jogos Paralímpicos Escolares.

A próxima parada do projeto GEI na Rede será no município de Petrolina.