Encontro foi realizado no Centro de Convenções, em Olinda, nesta quinta-feira (29)

Os gestores e adjuntos/assistentes de gestão recentemente designados para atuar nas escolas da Rede Estadual de Ensino participaram, nesta quinta-feira (29), de um evento de acolhida no Centro de Convenções, em Olinda. O encontro também teve como objetivo promover debates sobre práticas de gestão, além de traçar metas para o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes. Esta primeira acolhida contemplou as Gerências Regionais de Educação (GREs) Mata Norte, Mata Sul, Metropolitana Norte, Metropolitana Sul, Recife Norte e Recife Sul.

O auditório do Centro de Convenções ficou completamente lotado durante todo o evento. Mais de 800 profissionais da educação, entre gerentes regionais, gestores, assistentes, secretários executivos, gerentes da SEE e autoridades, marcaram presença na acolhida, que ainda contou com a presença da governadora, Raquel Lyra, da vice-governadora, Priscila Krause, e do secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider.

Fotos: Filipe Jordão/SEE

A governadora Raquel Lyra destacou a importância do encontro. “Viemos até aqui para falar sobre as metas que precisamos pactuar e para garantir que a nossa educação seja cada vez melhor, juntamente com as nossas escolas, desde a infraestrutura física, ar-condicionado, internet, banheiros e cozinhas de qualidade, um dos principais objetivos do programa Juntos pela Educação. Queremos ver todo mundo remando em um só caminho para fazer Pernambuco crescer sem deixar ninguém para trás, e só conseguimos isso através da educação”, pontuou.

A primeira parte do evento contou com uma cerimônia de boas-vindas, com mesa de abertura e apresentações culturais. Em seguida, os educadores participaram de uma pauta formativa que abordou as competências e práticas essenciais para a gestão escolar, com palestras de Pilar Lacerda e Antônio Góis, especialistas renomados na área de educação. No período da tarde, o encontro foi dedicado à pactuação das metas de progresso educacional e de desempenho dos estudantes, envolvendo as GREs e as escolas.

“Foi um grande momento de acolhida e também de formação dos novos gestores. Trouxemos palestrantes para falar com todos sobre a importância da liderança pedagógica na gestão escolar. O nosso compromisso com os gestores é de total apoio aos desafios do dia a dia, sejam eles de infraestrutura, pedagógicos ou de pessoal. Todos são muito bem-vindos, e temos muita confiança nessas lideranças que estão chegando”, frisou o secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider.

O gestor da ETE Jurandir Bezerra, Marcelo Fernandes, elogiou a iniciativa da acolhida. “Esse momento é muito importante porque passamos a ter um alinhamento melhor de gestão com todos aqui unidos. Isso mostra que podemos manter a luta firme e forte para melhorar ainda mais a educação de Pernambuco. Sinto-me muito feliz em poder representar toda uma categoria de gestores e assistentes que lutam tanto todos os dias para tornar a educação do estado mais forte, entre as melhores do Brasil”, disse.

SELEÇÃO

A acolhida é voltada para os gestores e adjuntos/assistentes de gestão selecionados em um processo seletivo de 2023, instituído pela Portaria SEE Nº 4090, que visava preencher 897 vagas para gestores escolares e 897 vagas para assistentes de gestão. Na primeira fase da seleção, foi realizada uma análise de mérito, na qual os currículos dos candidatos foram avaliados de forma minuciosa. Apenas aqueles que atenderam aos critérios estabelecidos avançaram para a etapa seguinte.

Na segunda etapa, os candidatos apresentaram e defenderam seus Planos de Trabalho, sendo avaliados pelo desempenho demonstrado. A escolha final dos gestores foi feita entre os três profissionais que mais se destacaram em cada escola, assegurando a seleção dos melhores para o cargo. As nomeações foram formalizadas nos meses de julho e agosto deste ano, dando início a uma nova fase na gestão escolar da Rede Estadual.