Encontro foi realizado no Plaza Hotel Salgueiro, nesta quinta-feira (19)
Os gestores e adjuntos/assistentes de gestão recentemente designados para atuar nas escolas da Rede Estadual de Ensino participaram, nesta quinta-feira (19), de um evento de acolhida no Plaza Hotel Salgueiro, no município de Salgueiro, Sertão de Pernambuco. O encontro também teve como objetivo promover debates sobre práticas de gestão, além de traçar metas para o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes. Esta segunda acolhida contemplou as Gerências Regionais de Educação (GREs) Floresta, Petrolina, Salgueiro e Araripina.
A primeira parte do evento contou com uma cerimônia de boas-vindas, com a presença da governadora Raquel Lyra e do Secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, além de gerentes regionais, gestores, assistentes, secretários executivos, gerentes da SEE e autoridades.
O secretário de Educação e Esportes destacou a importância do evento. “A gente sabe a nossa obrigação de estar ao lado dos senhores e das senhoras para que possam trabalhar bem, com tranquilidade, para que a gente não esqueça e não deixe nenhum dos nossos estudantes para trás”, afirmou o secretário. “Nós temos obrigação de receber todos e todas e garantir a aprendizagem deles”, ressaltou.
Ainda no evento, os gestores participaram de uma pauta formativa, que referenciou as competências e práticas esperadas para o exercício da gestão escolar. No período da tarde, o encontro foi dedicado a pactuar as metas de desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes com as GREs e as escolas.
Fotos: Josimar Oliveira/SEE
SELEÇÃO
A acolhida é voltada para os gestores e adjuntos/assistentes de gestão selecionados em um processo seletivo de 2023, instituído pela Portaria SEE Nº 4090, que visava preencher 897 vagas para gestores escolares e 897 vagas para assistentes de gestão. Na primeira fase da seleção, foi realizada uma análise de mérito, na qual os currículos dos candidatos foram avaliados de forma minuciosa. Apenas aqueles que atenderam aos critérios estabelecidos avançaram para a etapa seguinte.
Na segunda etapa, os candidatos apresentaram e defenderam seus Planos de Trabalho, sendo avaliados pelo desempenho demonstrado. A escolha final dos gestores foi feita entre os três profissionais que mais se destacaram em cada escola, assegurando a seleção dos melhores para o cargo. As nomeações foram formalizadas nos meses de julho e agosto deste ano, dando início a uma nova fase na gestão escolar da Rede Estadual.