Os anúncios envolvem entrega de ônibus, quadra poliesportiva e construção e equipagem do Centro de Educação Infantil
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação, cumpriu agenda, neste sábado (20), na Zona da Mata Norte e no Agreste, anunciando uma série de ações e entregas que fortalecem a educação nos municípios da região. Os anúncios envolvem entrega de ônibus, quadra poliesportiva e construção e equipagem do Centro de Educação Infantil.
O município de Lagoa de Itaenga, na Zona da Mata, foi contemplado com mais dois ônibus escolares. Ao todo, já foram entregues dez veículos, reforçando o compromisso com a melhoria do acesso e da qualidade da educação na região.
Foto: Josimar Oliveira
Em Tracunhaém, na Zona da Mata Norte, o Governo de Pernambuco realizou a entrega de mais um novo ônibus escolar, ampliando a política estadual de fortalecimento do transporte escolar, garantindo mais segurança, conforto e acesso à educação para estudantes da rede pública. Entre 2023 e 2025, o município já foi contemplado com a entrega de sete veículos.
Além do reforço na frota, o Governo de Estado segue investindo na ampliação da educação infantil na cidade. Tracunhaém também foi contemplado com a construção e equipagem de um Centro de Educação Infantil dentro do padrão nacional de qualidade. A unidade contará com dez salas climatizadas e tem previsão de entrega até novembro de 2026.
A iniciativa integra a política estadual de expansão da educação infantil, que tem como meta a criação de 60 mil novas vagas em creches e pré-escolas até 2026, fortalecendo o desenvolvimento educacional e social das crianças pernambucanas e apoiando as famílias em todo o Estado.
Foto: Josimar Oliveira
Já em Feira Nova, no Agreste, foi anunciado um conjunto de ações voltadas à ampliação do acesso, à melhoria da infraestrutura escolar e ao fortalecimento da qualidade do ensino. Entre as iniciativas, está a autorização para a construção de um Centro de Educação Infantil totalmente mobiliado, seguindo o padrão nacional de qualidade. A unidade contará com dez salas climatizadas e tem previsão de entrega até dezembro de 2026.
O município também foi contemplado com importantes investimentos em transporte escolar.. Entre 2023 e 2025, Feira Nova recebeu nove veículos escolares, fortalecendo o Regime de Colaboração entre Estado e município.
Outro investimento de destaque para Feira Nova é a construção de uma quadra poliesportiva coberta, com vestiários, arquibancada e bebedouros, na Escola Municipal Professor Daniel Araújo de Lima. A obra tem previsão de entrega para dezembro de 2026 com um repasse de recursos para mobiliários, que atenderá toda a rede municipal.
Foto: Josimar Oliveira
“A gente tem que celebrar e mostrar aos municípios de Pernambuco a capacidade que o Estado tem, sob o comando da nossa governadora, de pensar em todo mundo, sem deixar ninguém para trás. A gente está fazendo um esforço, no Regime de Colaboração, com a entrega de ônibus escolares e de creches construídas pelo próprio Estado. Mas também o município tem capacidade de apresentar seu plano de trabalho e obter ou possibilitar que ele venha buscar da gente o recurso para que tenha aquela política pública mais forte”, destacou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.
O Programa Juntos pela Educação, da Secretaria de Educação, já garantiu aos municípios a entrega de aproximadamente 1.210 veículos e a compra já assegurada deste mesmo quantitativo, chegando a 2.120 veículos a serem entregues até 2026. A entrega de ônibus garante o acesso, a permanência e o sucesso escolar, dos estudantes que residem em áreas rurais, ribeirinhas e distantes das suas escolas, além de beneficiar a renovação e a ampliação das frotas, visando a garantia do conforto e da segurança dos estudantes, inclusive com veículos adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Além disso, essa iniciativa visa fortalecer o Regime de Colaboração, na perspectiva do fomento à expansão das redes públicas de educação infantil seguindo o padrão nacional de qualidade; a ampliação da oferta de vagas nas escolas de tempo integral e o aperfeiçoamento do processo de ensino- aprendizagem.
















