Cerimônia marca mais uma etapa do programa, que levará 700 estudantes pernambucanos para intercâmbio no Canadá

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação (SEE), realizou, nesta segunda-feira (03), a entrega simbólica do kit viagem aos estudantes aprovados no Programa Ganhe o Mundo (PGM) que embarcarão para o Canadá entre novembro de 2025 e janeiro de 2026. A solenidade foi realizada na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife, e reuniu aproximadamente 1.500 pessoas, entre intercambistas, familiares, gerentes regionais, autoridades e convidados. 

“É uma alegria muito grande poder ver 700 estudantes que vão embarcar para o Canadá nos meses de novembro, dezembro e janeiro. Esse é o PGM, um programa de muito impacto na educação de Pernambuco. Então é alegria total, uma energia maravilhosa! Estudantes da nossa rede estadual de ensino que vão poder ter a experiência de viver uma outra cultura, uma outra história, de se aproximar de uma outra língua e poder levar o nosso estado para o mundo todo”, destacou a governadora Raquel Lyra. 

O kit viagem entregue aos estudantes é composto por uma mala de 23kg, mochila, três camisas do programa, jaqueta, boné, gorro, porta-passaporte e capa para mala, itens que acompanharão os estudantes em sua jornada internacional. Além de receber o kit, os intercambistas também terão o passaporte, visto, seguro viagem, passagens aéreas, matrícula em escola canadense, hospedagem em família anfitriã e seis bolsas de manutenção no valor de R$ 1.620 cada, assegurados em parceria com a One Operadora, empresa responsável pela execução do programa.

Fotos: Josimar Oliveira/SEE

“É um momento muito importante na medida que você consegue, através do processo seletivo e também de uma empresa parceira de muita qualidade, levar esses estudantes para um intercâmbio em um país tão bom e rico culturalmente como o Canadá. Então, para nós, que fazemos a Secretaria de Educação, é um prazer e uma celebração imensa este momento. Poder oportunizar a 700 estudantes a condição de alçar um voo próprio, de estudar em outro país é motivo de muito orgulho”, afirmou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

Neste segundo destino de embarque do PGM serão contemplados 700 estudantes da Rede Estadual de Ensino, com a participação de ao menos um aluno de cada município pernambucano. Os jovens foram selecionados por meio de processo seletivo e terão a oportunidade de viver uma experiência de intercâmbio educacional no Canadá, permanecendo por 18 semanas em instituições de ensino parceiras.

“O Programa Ganhe o Mundo representa sonhos que os estudantes alimentam desde a seleção até o momento do intercâmbio. Nós sonhamos junto com eles e, mesmo com desafios, a gestão estadual, que é marcada pelo diálogo e pela persistência, garantiu que esse objetivo fosse alcançado. A governadora Raquel Lyra quer o melhor para os estudantes pernambucanos, e é com alegria que realizamos a entrega simbólica dos kits de viagem. Agora, seguimos na expectativa dos embarques e das experiências que eles trarão de volta, fortalecendo ainda mais a nossa educação”, completou a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Lúcia Barbosa.

Para uma melhor organização e execução das viagens, os intercambistas selecionados foram divididos em três grupos de embarque. Os dois primeiros são formados por alunos do 3º ano do ensino médio e embarcam ainda em 2025. O primeiro grupo, logo após a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em novembro, e o segundo depois da conclusão do Sistema Seriado de Avaliação 3 da Universidade Pernambuco (UPE), em dezembro. O terceiro grupo, com estudantes que atualmente cursam o 2º ano, viajará em janeiro de 2026 para participar do PGM Tradicional – High School.

Estudante da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Olinto Victor, localizada no Recife, Arthur Felipe dos Santos é um dos selecionados para embarcar no Programa Ganhe o Mundo em dezembro. Ansioso pela experiência, ele participou com entusiasmo da cerimônia de entrega dos kits de viagem e destacou o significado de viver essa oportunidade.

“Estou muito feliz e com a expectativa para viajar lá em cima. Receber esse kit foi incrível, achei tudo muito lindo. A recepção que fizeram pra a gente foi muito calorosa e animada. Em dezembro, vou para Montreal, no Canadá, e estou animado para aprimorar o meu segundo idioma e conhecer uma cultura totalmente diferente da nossa. Esse intercâmbio é a realização de um sonho e uma chance única de crescer e representar Pernambuco lá fora”, disse Arthur.

Mais do que uma entrega, o evento representa um momento de celebração e reconhecimento do compromisso do Governo de Pernambuco com a educação pública de qualidade e a internacionalização do ensino. O Programa Ganhe o Mundo proporciona aos jovens pernambucanos a chance de vivenciar novas culturas, aprimorar seus conhecimentos acadêmicos e fortalecer competências linguísticas, abrindo caminhos para um futuro com mais oportunidades.