Relato de atividade realizada na Erefem Lions de Parnamirim foi um dos 20 do país a compor a publicação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

O relato de uma atividade promovida na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Ensino Médio (Erefem) Lions de Parnamirim, localizada no bairro de Dois Irmãos, na Zona Oeste do Recife, foi um dos 20 do Brasil selecionados para compor o livro da 5ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). A iniciativa é promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

A atividade “Conhecendo a cultura alimentar da região pernambucana” foi proposta pela pela nutricionista Iara Alves,  coordenadora de alimentação escolar da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte. Este é o segundo ano consecutivo que Iara tem seu relato selecionado para compor a publicação da EAN. Em 2023, a nutricionista foi premiada com a atividade “O Percurso do Alimento do Campo à Mesa da Escola”, realizada na Erefem Monsenhor Manuel Marques, no Recife. A proposta foi uma das quatro em todo o Brasil a compor a programação do II Congresso Internacional de Alimentação Escolar, representando Pernambuco no evento.

Dessa vez, Iara foi convidada a apresentar sua experiência no Encontro Técnico de Nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que abriu a programação do Congresso Nacional Brasileiro de Nutrição (Conbran), em São Paulo. “O meu relato foi um dos cinco selecionados do tema quatro e alguns relatos premiados foram convidados para estar no Conbran. Cada um dos quatro temas da jornada teve uma pessoa para apresentar. Foi uma alegria representar Pernambuco mais uma vez e compartilhar essa experiência bem sucedida”, comemorou Iara. 

Iara apresentou o relato premiado no Congresso Nacional Brasileiro de Nutrição (Conbran), em São Paulo.

A atividade premiada promoveu um passeio cultural pelo Mercado Público de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. Os estudantes passaram por restaurantes e boxes tradicionais para conferir os cardápios, ingredientes, preparos e os alimentos culturais e tradicionais comercializados, como charque, queijo coalho e mel de engenho. Também houve um momento de degustação.       

O objetivo da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional é incentivar o debate e a prática de ações de EAN no ambiente escolar, além de dar visibilidade às atividades já desenvolvidas nas escolas públicas de todo país. Nesta edição, mais de 1.500 escolas participaram da jornada.