Interessados devem se inscrever até o dia 31 de maio pela internet

As inscrições para a Olimpíada Pernambucana de Química (OPEQ) 2025 estão abertas. A iniciativa é voltada para estudantes a partir do 9º ano do ensino fundamental até o ensino médio ou técnico. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Internet até o dia 31 de maio pelos representantes escolares ou professores responsáveis das escolas particulares e públicas do estado de Pernambuco. 

Os responsáveis das unidades de ensino devem realizar a inscrição pelo site https://inscricoes.obquimica.org/. Já os estudantes podem se inscrever pelo mesmo link ou individualmente no endereço eletrônico https://inscricao.olimpiadas.piautech.com/public/cadastro?type=p. Podem participar alunos do 9º ano do ensino fundamental, 1º, 2º e 3º ano do ensino médio e 4º ano do ensino técnico.

Nesta edição, a OPEQ será dividida em três modalidades: EM1 para estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio; EM2 para quem está matriculado no 2º ano do ensino médio; e EM3 para alunos do 3º ano do ensino médio e 4º ano do ensino técnico.

A OPEQ 2025 será dividida em duas fases, sendo a primeira etapa de forma entre os dias 13 e 14 de junho. Nesta fase, os estudantes se submeterão a uma prova que será composta por 30 questões de múltipla escolha. 

Já a fase II será presencial e realizada no dia 03 de outubro. A prova será composta por 25 questões objetivas de múltipla escolha. O local dos polos de aplicação e o local da prova serão divulgados no site www.pernambuco.obquimica.org. Participarão da segunda fase 1200 alunos na ampla concorrência, sendo 300 vagas para cada série (9° ano ao 3° ano) e outras 100 exclusivas para estudantes da Rede Estadual, sendo 25 para cada série.

A solenidade de entrega das medalhas está prevista para acontecer no dia 12 de dezembro, às 14h, na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Para outras informações, enviar e-mail para contato.opeq@gmail.com ou acessar o perfil oficial da OPEQ no Instagram

A OPEQ é realizada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e conta com apoio do Conselho Regional de Química e da Secretaria de Educação de Pernambuco.

Confira aqui o regulamento completo com todas as informações.