Publicações abordam experiências de sucesso com projetos pedagógicos e com o Novo Ensino Médio nas escolas de Pernambuco

Dois livros que reúnem experiências exitosas de professores da Rede Estadual e de técnicos das Gerências Regionais de Educação (GRE) foram lançados, nesta quarta-feira (29), no Circuito Literário de Pernambuco (CLIPE) etapa Recife e Zona da Mata. O momento contou com o compartilhamento de alguns relatos que compõem as publicações, promovendo o intercâmbio de ideias e o reconhecimento da prática pedagógica dos profissionais.

O livro “Projetos Pedagógicos: experiências exitosas na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco” traz 25 relatos de experiências desenvolvidas em 2023 por professores de diversas regiões do estado, que, por meio dessas iniciativas, articularam temas transversais às suas áreas de conhecimento específicas.

Já o título “Novo Ensino Médio em Pernambuco: Experiências Exitosas na Rede Estadual de Ensino” apresenta 21 relatos de professores e técnicos de GRE que exploraram o espaço dos Itinerários Formativos de modo a aprofundar os conhecimentos da Formação Geral Básica com uma abordagem diferenciada, interdisciplinar e articulada ao contexto das Trilhas de área de conhecimento, eletivas, projeto de vida e tantos outros projetos.

Durante o lançamento, a professora de física Cleidiane Moura compartilhou um pouco do seu relato sobre o uso de jogos digitais para promover o interesse dos estudantes. A ideia da docente da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Severino de Andrade Guerra, da cidade de Machados, na Zona da Mata, partiu de uma formação promovida pela GRE Vale do Capibaribe.

“Na formação, foram apresentados jogos e aplicativos on-line que podem ser trabalhados em vários componentes curriculares. Decidi utilizar o Kahoot, um jogo de competição onde a gente coloca perguntas para que os alunos respondam e, de acordo com as suas respostas e com a rapidez com que eles respondem, eles vão ganhando pontos e depois é formado um pódio. Então tem aquela parte divertida do jogo e da competição. O aluno aprende ao mesmo tempo em que está brincando”, explica.

Para Cleidiane, a troca de experiências é o maior benefício trazido pela publicação dos livros e pelo evento de lançamento. “Compartilhar essas ideias é muito bacana, porque às vezes a gente não tem tanto tempo para ficar só pesquisando. Quando temos a oportunidade de estar num evento desse, a gente vai pegando as ideias dos colegas para a gente também, para levar para o nosso trabalho e para o nosso aluno”, considera a professora.  

As publicações foram organizadas pela Gerência Geral de Políticas Educacionais do Ensino Médio (GGPEM) e, em breve, ficarão disponíveis em formato digital na aba “Ensino Médio” do site da Secretaria de Educação e Esportes (SEE).