Evento reuniu corpos coreográficos e grupos de dança das escolas estaduais
A Secretaria Estadual de Educação (SEE) realizou, na tarde desta quarta-feira (19), a primeira Mostra de Dança da rede estadual. O evento aconteceu na quadra da SEE, localizada no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, e recebeu estudantes, professores e convidados para um encontro marcado pela arte, pela memória e pela valorização da consciência negra.
O evento reuniu corpos coreográficos e grupos de dança das Escolas de Referência em Ensino Fundamental e Médio (Erefem) Novaes Filho e Leal de Barros, as Escolas de Referência em Ensino Médio (Erem) Rosa Magalhães e João Pessoa Guerra, além da Escola Estadual Alzira da Fonseca. O público também acompanhou as apresentações do corpo coreográfico da banda da Secretaria de Educação e do grupo de balé convidado Ará Omim, que trouxe elementos da ancestralidade afro-brasileira.



Fotos: Demison Costa/SEE
A Mostra foi organizada em torno do tema Entre passos e lutas: a dança como consciência negra e socioambiental. A proposta dialogou diretamente com as reflexões da Semana da Consciência Negra e buscou destacar como a dança pode ser um meio de expressão, afirmação de identidade e debate sobre questões sociais e ambientais dentro do ambiente escolar. A proposta destacou ainda que a arte, quando integrada ao cotidiano escolar, amplia repertórios e fortalece vínculos.
A gestora de Políticas Culturais, Vanessa Costa, afirmou que o evento marca o início de um novo ciclo dentro da rede, voltado para a valorização das expressões artísticas dos estudantes. “A Mostra chega para abrir um caminho que queremos trilhar pelos próximos anos. É emocionante ver o comprometimento dos nossos jovens e a potência das escolas. Este é apenas o primeiro encontro. Nas próximas edições, vamos ampliar ainda mais a participação, fortalecer as produções e transformar este momento em um grande festival da nossa rede”, disse.

