Conservatório Pernambucano de Música celebrou mais um ano do Bloco Filhos da Pauta com a presença de professores, servidores e colaboradores
O Conservatório Pernambucano de Música (CPM) promoveu mais uma edição do Bloco Filhos da Pauta, integrando a comunidade acadêmica com a cultura local para promover o frevo e a música pernambucana, exaltando a riqueza cultural do Estado. O bloco, fundado em 1999, é uma tradição anual do CPM, integrando o calendário de atividades carnavalescas do Conservatório. A festividade aconteceu, na noite da última quarta-feira (26), e contou com a presença de professores, servidores, colaboradores e convidados.
As apresentações ficaram por conta da Troça Carnavalesca Mista “O Birita de Olinda”. O desfile do bloco contou com marchinhas e frevos, estandartes e bonecos gigantes, fazendo a sua performance em conjunto com a Orquestra Frevo Mulher CPM, grupo representativo do Conservatório. A orquestra executou clássicos do carnaval pernambucano como: Cabelo de Fogo, Tropicana, Trombone de prata, Homem da meia noite , Vassourinhas, entre outros.
O grupo musical Frevo Mulher CPM, criado em 2024, é formado exclusivamente por mulheres, desafiando estereótipos de gênero em um estilo musical historicamente dominado por homens, buscando transformar a cena musical com sua abordagem única no frevo.

Segundo Janete Florêncio, gerente geral do Conservatório, o empoderamento da mulher na música pernambucana abre portas para uma maior diversidade de vozes e perspectivas, enriquecendo a cena musical com novas experiências e histórias.
“Nosso evento serviu como vitrine pedagógica dos alunos que participam dos grupos representativos do CPM. Neste ano, a participação da Orquestra Frevo Mulher CPM reforçou a missão institucional de preservar e difundir as tradições musicais, fortalecendo o vínculo entre o corpo administrativo e o docente da instituição, destacando o papel do Conservatório na formação artística e cultural do Estado”, pontua Janete.

