Frota passa a atender todas as 16 Gerências Regionais de Educação de Pernambuco

A Patrulha Escolar ganhou 60 novos veículos para reforçar a sua frota em todo o Estado. A cerimônia de entrega foi realizada nesta quinta-feira (8), no Palácio do Campo das Princesas, na área central do Recife. A iniciativa é um dos compromissos da Rede de Educação e Segurança Pública, parceria da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) com a Secretaria de Defesa Social (SDS), que visa garantir a preservação e segurança das vidas que integram as comunidades escolares da Rede Estadual.

Com a ampliação da frota, a Patrulha Escolar passa a atender todas as 16 Gerências Regionais de Educação (GREs), contemplando quase 500 mil alunos e 898 unidades de ensino. Até o início da atual gestão, o programa contava com 10 viaturas que atendiam apenas oito Gerências Regionais, contemplando 14 municípios e 226 escolas. No segundo semestre de 2023, a Patrulha Escolar foi interiorizada, ganhando mais 20 viaturas e passando a contemplar 47 municípios e 540 escolas de 15 GREs.

Fotos: Filipe Jordão/SEE

Desta vez, o valor total do investimento é de R$ 4.964.382,00. As viaturas fornecidas pela ação colaborativa da SEE e da SDS são tipo HATCH, com direção assistida, transmissão manual, ar condicionado e terminal móvel com rádio transceptor digital. “As 60 viaturas garantem mais segurança nas nossas escolas, ampliando o atendimento de mobilização de segurança pública. Quase 900 escolas vão ser monitoradas diretamente pela Patrulha Escolar no estado de Pernambuco”, celebra a governadora Raquel Lyra.

Para o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Alexandre Schneider, o reforço da frota representa mais segurança para quem está indo e voltando para a escola. “As viaturas vão dar segurança para os nossos alunos e professores, em especial aqueles que chegam e saem tarde das escolas. A gente tem um conjunto de escolas que funcionam à noite na Educação de Jovens e Adultos, e também tem um conjunto de alunos da educação integral que saem às 21h30. Com o reforço, a gente consegue fazer com que todo mundo se sinta tranquilo para ir voltar às nossas unidades”, comemora  Schneider.

A Patrulha Escolar tem como objetivo estratégico a atividade policial ostensiva e itinerante, garantindo a segurança nas escolas e no perímetro. A unidade atua de forma preventiva e proativa, promovendo a manutenção e a ampliação do ambiente escolar seguro, caracterizado pelas práticas contínuas de respeito aos direitos humanos e pelo estabelecimento da cultura de paz.