A delegação pernambucana encerrou a competição igualando seu próprio recorde de medalhas conquistadas

Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024 acabaram e Pernambuco comemora o sucesso no certame. Ao todo, a delegação pernambucana arrematou 67 medalhas nas séries ouro, prata e bronze da competição, sendo 16 de ouro, 23 de prata e 28 de bronze, igualando a melhor campanha do estado nos jogos, em 2022. O evento contou com a participação de aproximadamente 6 mil estudantes/atletas, com idade entre 12 e 14 anos, de todo o Brasil e foi realizado entre os dias 20 de setembro e 3 de outubro, no Recife.

O JEBs é uma competição esportiva organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), com apoio do Ministério do Esporte, além da parceria do Governo do Estado e da Federação do Esporte Escolar de Pernambuco (Fedepe) nesta edição. O objetivo é promover a prática esportiva entre os participantes, incentivando a competição saudável, a educação e a integração social. Pernambuco mandou para os jogos a maior delegação da história do estado com 357 integrantes entre atletas, técnicos e dirigentes.

“É um resultado para ser muito comemorado! Tivemos diversos atletas entre os melhores do Brasil e esse  é o melhor reconhecimento pelo profissionalismo, dedicação e empenho de todos os envolvidos. Continuaremos dando o nosso suporte a esses competidores, investindo ainda mais no esporte educacional. Estou muito orgulhoso do desempenho de todos e parabenizo cada um por este grande resultado”, comemorou o secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider.

O secretário executivo de Esportes, Luciano Leonidio, destacou o grande impacto dos jogos na capital pernambucana. “Encerramos com um balanço extremamente positivo, destacando-o como o maior evento esportivo do Brasil. Apenas entre os atletas, contamos com 6 mil participantes, mas, ao incluir comissão técnica, equipe de apoio, arbitragem e voluntários, esse número chega a quase 10 mil. Foram cerca de 50 mil diárias de hotel para acomodar todos. Isso gera um impacto significativo na economia da região, superando amplamente o investimento realizado. Para nós, é uma celebração dessa grande festa do esporte educacional nacional acontecendo aqui em nossa terra”, finalizou.

Um dos destaques da delegação pernambucana foi José César da Silva, de apenas 13 anos. Ele, que é deficiente intelectual, estuda na Escola Poeta Carlos Drummond de Andrade, do município de Petrolina, Sertão, e conquistou a medalha de ouro na série ouro, no arremesso de peso do atletismo adaptado. O integrante do Bolsa Atleta conseguiu, com a medalha conquistada, se classificar para disputar os Jogos Sul-Americanos Escolares, que será realizado na Colômbia, com a medalha. 

“Poder representar minha escola em uma competição nacional foi realmente maravilhoso. Me encontrei no atletismo depois de ter tentado outras modalidades e não quero mais parar. Treinei muito para conquistar bons resultados e consegui sair do JEBs com essa medalha de ouro. Agora é seguir treinando para as próximas competições que vierem”,  completou José Cesar.

Já o atleta José Daniel, que também faz parte do Bolsa Atleta, ficou com a medalha de ouro na série prata, no karatê. O estudante da Escola de Referência em Ensino Fundamental Maciel Pinheiro, situada no bairro da Torre, Recife, é praticante da modalidade há cerca de 7 anos e com apenas 14 anos vem acumulando conquistas no cenário estadual e nacional em sua, ainda curta, carreira.

“Estou muito feliz com esse resultado. Poder participar do JEBs é uma sensação única. Com toda a ajuda da minha sensei Vanessa, treinei e me dediquei muito para conseguir chegar até aqui. Poder voltar para casa com a medalha dourada, mesmo que na série prata, é muito importante para mim e quero continuar trazendo alegrias para a minha família e para o nosso estado. Quero agradecer a cada um que torceu por mim durante a competição”, disse José Daniel.