Homenagem leva em conta o Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco de 2022

Nesta sexta-feira (28), a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) promoveu o Prêmio IDEPE 2023, evento que reconhece e valoriza escolas, municípios e Gerências Regionais de Educação (GREs) que se destacaram nos indicadores educacionais do Estado em 2022, considerando o Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco. A solenidade foi realizada no auditório da Faculdade de Administração e Direito da Universidade de Pernambuco (FCAP), no bairro da Madalena, com a presença da Governadora do Estado, Raquel Lyra.

Representantes das escolas, municípios e GREs premiadas em todas as 33 categorias  receberam uma placa de menção honrosa em reconhecimento ao bom trabalho executado ao longo do último ano letivo. Divulgado anualmente, o Prêmio IDEPE existe desde 2017 e representa um momento de grande expectativa para gestores e professores das redes estaduais e municipais e para toda a educação no Estado.

Durante a solenidade, a Governadora Raquel Lyra parabenizou os premiados. “O exemplo de vocês com certeza soma, mostra que há um caminho possível para garantir que Pernambuco seja verdadeiramente transformado pela educação”, disse. “Que essa energia e essa capacidade de fazer que vocês têm possam contaminar positivamente todo o nosso Estado e fazer com que a gente cumpra a nossa missão,  o único legado que a gente pode deixar para essa juventude, que é poder dar uma educação de qualidade, que transforme sonhos em oportunidades”, completou a governadora.

Uma das novidades da premiação deste ano foi o aumento no número de categorias para garantir maior equidade. Em edições anteriores, não havia divisão entre escola regular, de referência, quilombola, técnica, indígena e conveniada. Essa é a primeira vez que o Estado de Pernambuco cria categorias específicas para escolas indígenas e quilombolas. Também foi estabelecida uma divisão nas categorias que premiam municípios, separando-os entre os de pequeno, médio e grande porte.

A Secretária de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas, celebrou as mudanças realizadas na premiação deste ano. “Saímos de  nove categorias, em média, para 33. Não é possível compararmos realidades diferentes. Toda rede escolar é diversa e é nesta diversidade que vamos nos fortalecendo e enfrentando os desafios, com a certeza do apoio incondicional do Governo do Estado de Pernambuco, para que todas as unidades públicas de ensino consigam melhorar cada vez mais seus indicadores educacionais”, pontuou a secretária.

ÍNDICE

O IDEPE, importante indicador que mede a qualidade da educação pública estadual desde 2008, permite diagnosticar e avaliar a evolução de cada escola, município, GRE e do próprio Estado, ano a ano, em cada etapa da educação básica. O índice possibilita o planejamento de políticas públicas que visam a melhoria da educação em Pernambuco.

Para o cálculo anual do IDEPE, são considerados o fluxo escolar (taxa de aprovação), com base no Censo Escolar da Educação Básica, e o desempenho dos estudantes na avaliação do SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco), que mede anualmente o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado.

No SAEPE 2022, foram avaliados 344.590 estudantes matriculados em turmas do 2º, 5º e 9º Ano do Ensino Fundamental e 3º e 4º Anos do Ensino Médio em 3.390 escolas. Destas, 2.487 das redes municipais e 903 da rede estadual.

Confira a lista de categorias e vencedores do Prêmio IDEPE 2023.

Confira todos os resultados do IDEPE 2023:

Ensino Fundamental Anos Iniciais
Ensino Fundamental Anos Finais
Ensino Médio