Como foco no tema do ano letivo, encontro abordou ferramentas para aplicar as diretrizes da BNCC e do Currículo de Pernambuco
Com o objetivo de converter o Currículo de Pernambuco em práticas pedagógicas eficazes e relevantes, cerca de 700 profissionais da Rede Estadual reuniram-se na formação continuada “Currículo de Pernambuco nos espaços de aprendizagens: inovação e criatividade para a promoção da justiça socioambiental”. O evento aconteceu entre os dias 3 e 5 de setembro, em Gravatá, no Agreste do estado.
Os educadores participaram de uma jornada de duas palestras de abertura, que abordaram o tema da formação, e vinte três oficinas. A capacitação buscou assegurar que os educadores da Rede Estadual tenham as ferramentas necessárias para aplicar as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da parte diversificada do Currículo de Pernambuco.



O encontro ainda teve como objetivo aprimorar a proficiência dos estudantes e a qualidade do ensino, assegurando seu desenvolvimento integral. Para Eduardo Andrade, gerente geral de Etapas e Modalidades, a formação representou um marco da gestão estadual no desenvolvimento profissional de seus educadores.
“A capacitação foi crucial para garantir a efetivação do currículo, transformando o documento em uma ferramenta prática e alinhada à diversidade local e para elevar a qualidade da educação, oferecendo uma formação contínua que assegura a excelência e o desenvolvimento integral de cada estudante”, explicou o gerente.
A iniciativa foi promovida pela Gerência de Políticas Educacionais dos Anos Finais do Ensino Fundamental (Gepaf), da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (Sede).

