Evento simbólico foi realizado no Palácio do Campo das Princesas nesta terça-feira (22)
Professores prontos para embarcarem em uma nova jornada internacional. Na manhã desta terça-feira (22), o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação, realizou a entrega do kit viagem para os docentes da Rede Estadual de Ensino que foram selecionados pelo Programa Ganhe o Mundo (PGM) Professor. A cerimônia foi realizada no Palácio do Campo das Princesas, área central do Recife, e contou com a presença da governadora Raquel Lyra, da vice Priscila Krause, do secretário de Educação Gilson Monteiro, além dos secretários executivos, gerentes regionais e demais autoridades.
“O Programa Ganho Mundo agora tem a sua nova versão. São 88 professores de inglês e de espanhol que irão para o Chile, Argentina, Canadá e Inglaterra. O programa permite que os professores possam ter a oportunidade de conhecer novas culturas e de também experimentar outras histórias técnicas de ensino, que vão ajudá-los a poder ser melhores profissionais e também professores”, completou a governadora Raquel Lyra.



Criado pela Lei nº 17.860/2022, o PGM Professor tem como objetivo qualificar o ensino de línguas estrangeiras na rede pública estadual. A iniciativa promove a valorização e a formação continuada dos profissionais, proporcionando o aprimoramento da proficiência, a atualização de técnicas pedagógicas e o acesso às metodologias.
“O sentimento da Secretaria de Educação é de muita felicidade. É mais uma entrega que a gente faz dentro do programa Juntos pela Educação e agora contemplando o professor. O Programa Ganhe o Mundo não fica restrito só aos alunos, os professores também passam a fazer parte do programa. Neste primeiro momento são 88 professores, mas com a condição de em 2026 a gente enviar um quantitativo muito maior. Então, esse momento para a gente é um motivo de muita felicidade”, disse o secretário de Educação, Gilson Monteiro.



Durante o evento, os docentes receberam um kit viagem completo, contendo camisas alusivas ao programa, boné, gorro, casaco, porta-passaporte, mochila e mala. Além disso, o PGM garante aos intercambistas passaporte, visto, hospedagem, alimentação, além de três bolsas de ajuda de custo no valor de R$ 1.620,00 cada e um curso intensivo de seis semanas, com carga horária total de 180 horas.
Entre os professores que se preparam para a viagem está Everson Nunes, que leciona língua inglesa na Escola Dom Ricardo Vilela, em Nazaré da Mata, e embarca nos próximos dias para o Canadá. Ele conta que sempre acompanhou os embarques dos estudantes do PGM e sonhava em ter essa chance. Agora, prestes a viajar, Everson falou sobre a importância da experiência tanto para a carreira quanto para a educação dos seus alunos.
“Era um programa muito aguardado por nós, professores de inglês e espanhol. A expectativa realmente está muito alta, estamos muito ansiosos. Vai ser um curso imersivo de seis semanas, onde vamos aprimorar o que já levamos de bagagem e trazer o melhor disso, não só do curso, mas da vivência no país. É um momento de muita emoção, não só para mim, mas também para os meus colegas e familiares”, destacou Everson.



Para a professora Andreíse Leal, da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Justulino Ferreira Gomes, do município de Bom Jardim, a realização deste intercâmbio para a Inglaterra representa um sonho aguardado há 15 anos. “Estou super ansiosa para essa viagem maravilhosa. Vai ser uma imersão cultural, onde vou buscar novas metodologias e inovações tecnológicas. Meu maior objetivo é contribuir com o avanço de Pernambuco na língua inglesa”, afirmou.
Do total de professores selecionados para o intercâmbio, 55 seguem com destino ao Canadá, 15 para a Inglaterra, 14 para o Chile e 4 para a Argentina. Os primeiros embarques dos docentes estão marcados para os dias 24 e 25 de abril com destino ao Canadá e Chile, respectivamente. Já os embarques para a Inglaterra e Argentina estão previstos para a primeira quinzena do mês de maio.