A ação, em parceria com o Instituto César Santos, aconteceu na Erem Dr. Joaquim Costa, em Vicência
O projeto Merenda Boa chegou às escolas que estão sob jurisdição da Gerência Regional de Ensino (GRE) Mata Norte. Em parceria com o Instituto César Santos, 15 profissionais de diferentes escolas da Regional puderam participar do momento de capacitação dos profissionais e de melhoria da alimentação fornecida nas escolas estaduais. A iniciativa aconteceu nesta quinta-feira (16), na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Doutor Joaquim Correia, na cidade de Vicência, na Zona da Mata Norte do Estado.
Na ocasião, os profissionais da escola receberam orientações sobre como guardar de forma correta os alimentos, além de novas técnicas de higiene no manuseio, dicas para não ter eventuais desperdícios e como fazer receitas com ingredientes que estão disponíveis no local. Com isso, o objetivo é proporcionar uma alimentação nutritiva e de qualidade para os alunos.
A iniciativa foi elogiada por quem teve a oportunidade de experimentar esta troca de experiências. “Para nós, que somos merendeiras, é algo muito interessante. É uma chance de repassarmos tudo que aprendemos aqui para os estudantes”, disse Leonilza Albuquerque, que trabalha como merendeira na Erem Doutor Joaquim Costa.
Ao final do evento, os alunos puderam apreciar um almoço que foi servido pelo chef César Santos. No cardápio, os pratos eram: lombo suíno ao molho, arroz refogado, salada de repolho, couve, farofa de bolacha cream cracker com banana e suco de caju.
“O almoço de hoje superou as minhas expectativas. A farofa e a salada, por exemplo, estavam muito boas”, disse a estudante Eluizy Fernanda, de 17 anos, aluna do 3º do Ensino Médio da Erem.
Para o projeto, além de Vicência, o Instituto Cesar Santos realizou o treinamento com agentes de alimentação escolar nas cidades de Bezerros, Recife, Jaboatão e Olinda. Esta requalificação faz parte do Programa Merenda Boa, do Governo do Estado, e tem por meta percorrer todas as regiões do Estado ao longo do ano, buscando, assim, garantir uma merenda escolar de qualidade para os estudantes da Rede Estadual.
“Para termos bons alunos, é importante oferecermos uma boa merenda. E com um detalhe: não foi necessário trazer nenhum alimento para cá. Fizemos tudo com as comidas que elas recebem aqui. O resultado final é a satisfação do aluno com a alimentação que é fornecida a ele”, considerou o chef César Santos.