Objetivo do momento é orientar, esclarecer dúvidas e preparar os estudantes para a vivência acadêmica e cultural em outro país

A Secretaria Estadual de Educação (SEE) realizou, entre os dias 28 e 31 de outubro, as reuniões pré-embarque com os estudantes selecionados para o Programa Ganhe o Mundo (PGM) que embarcarão para o Canadá nos meses de novembro e dezembro. As reuniões têm como objetivo repassar as orientações finais de viagem, esclarecer dúvidas e preparar os estudantes para a vivência acadêmica e cultural em outro país. Durante os encontros, os participantes recebem informações sobre documentação, visto, adaptação ao país de destino e aspectos culturais do intercâmbio.

“O Programa Ganhe o Mundo é uma política pública que transforma a vida dos jovens pernambucanos e é muito gratificante ver a continuidade e o fortalecimento dessa iniciativa no governo de Pernambuco. Essas reuniões são fundamentais porque ajudam os estudantes a se prepararem não apenas para a viagem, mas para uma experiência que vai marcar suas vidas. É um momento de orientação, acolhimento e incentivo, em que reforçamos a importância de cada um aproveitar ao máximo essa oportunidade de crescimento pessoal, acadêmico e cultural.”, destacou a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Lúcia Barbosa.

O primeiro encontro foi realizado no Hotel Imperador, no município de Salgueiro. A reunião contou com a participação de aproximadamente 70 intercambistas selecionados para o PGM do Sertão do estado. As Gerências Regionais de Educação (GREs) contempladas neste primeiro momento foram a Serão Médio São Francisco – Petrolina, Sertão do Araripe – Araripina, Dep. Antonio Novaes – Floresta e Sertão Central – Salgueiro.  

“Essa reunião foi muito importante pra gente, porque tirou várias dúvidas sobre o visto, a viagem e a estadia. A gente fica muito ansioso e até um pouco nervoso, porque é algo totalmente novo e a grande maioria nunca saiu do Brasil. Então, ter esse momento deixa a gente mais tranquilo e preparado pro que vem pela frente. A expectativa é enorme! Eu ainda nem acredito que vou pro Canadá. Mesmo tentando me preparar, acho que ninguém está 100% pronto para uma experiência dessas, mas é justamente isso que torna tudo tão especial”, disse o estudante da Escola Técnica Estadual (ETE) Pedro Leão Leal, Wesllen do Carmo.

No dia seguinte, foi a vez dos estudantes do Agreste do estado das GREs Sertão Moxotó Ipanema – Arcoverde, Agreste Centro Norte –  Caruaru, Agreste Meridional – Garanhuns e Vale do Capibaribe – Limoeiro participarem da reunião. O momento foi realizado no WA Hotel, no município de Caruaru, e contou com a presença de cerca de 120 intercambistas.

“Achei essa iniciativa muito interessante, principalmente para tranquilizar os estudantes com aqueles temas que ficamos um pouco ansiosos, como a questão do visto, da entrevista, da imigração. Ter o momento com os psicólogos também foi muito legal para trabalhar as emoções. Agora é aguardar as próximas etapas e se preparar para embarcar”, completou a estudante da ETE Ministro Fernando Lyra, Maria Eduarda de Souza.

A rodada de reuniões teve continuidade no Recife, nesta quinta-feira (30), no auditório do Hotel Jangadeiro, no bairro de Boa Viagem. A terceira reunião juntou cerca de 250 intercambistas da Região Metropolitana do Recife e Zonas da Mata para um grande momento de orientação sobre a experiência internacional que eles terão a oportunidade de participar.

“Esperei muito por esse momento e agora, que a viagem está chegando, o coração está a mil! A cada dia que passa a ficha vai caindo, dá um friozinho na barriga, mas é uma sensação muito boa, de realização. Espero aprender bastante, me dedicar aos estudos e viver experiências novas que eu vou levar pra vida toda. Já venho me preparando, assistindo a filmes em inglês, tentando praticar o idioma e quero voltar pro Brasil mais confiante e com muitas histórias pra contar”, afirmou a estudante da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Oliveira Lima, Aini Costa.

A última reunião pré embarque foi realizada nesta sexta-feira (31), no município de Gravatá, para cerca de 40 estudantes de escolas juridiscionadas à GRE Mata Centro.

A ação integra o processo de preparação dos alunos da Rede Estadual de Ensino, selecionados para o programa desenvolvido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação. Os estudantes que viajarão em janeiro participarão de novas reuniões preparatórias em datas posteriores.