Evento reconhece as escolas municipais com melhores resultados na avaliação de alfabetização do Saepe 2023 e oferece apoio financeiro para aprimoramento educacional
A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) realizou, nesta sexta-feira (09), o Prêmio Escola Destaque do Programa Criança Alfabetizada. O evento premiou as 50 escolas públicas municipais pernambucanas com os melhores resultados na avaliação de alfabetização do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe) 2023, com uma contribuição financeira para implementação de plano de melhoria dos resultados de aprendizagem de seus alunos. A solenidade aconteceu no Hotel Canariu’s, em Gravatá, no Agreste do Estado, e reuniu estudantes, professores, gestores escolares, prefeitos, secretários municipais de educação e políticos.
As unidades de ensino receberão prêmios em dinheiro no valor correspondente a R$ 80 mil. Os recursos podem ser utilizados somente em ações que visem a melhoria dos resultados de alfabetização e letramento de seus alunos, de acordo com as orientações a serem estabelecidas pela SEE.
O secretário Alexandre Schneider falou sobre a importância de realizar o Prêmio Destaque do Programa Criança Alfabetizada. “O prêmio mostra o reconhecimento pelo bom trabalho que foi feito por essas escolas. Além disso, é importante também que a sociedade verifique que educação dá certo em muitos lugares com professores, secretários de Educação, gestores e prefeitos dedicados, possibilitando uma melhoria na alfabetização, que é o primeiro passo para o desenvolvimento das nossas crianças”, ponderou.
Neste ano, o Programa Criança Alfabetizada vem desenvolvendo um trabalho que tem impacto na vida de aproximadamente 75 mil bebês e crianças atendidas em creches de Pernambuco. As ações do programa impulsionam a aprendizagem voltada para a alfabetização de aproximadamente 650 mil crianças pernambucanas, matriculadas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Além disso, o programa ampliou de 184 para 1.250 bolsistas, incluindo professores da educação infantil, bem como alfabetizadores indígenas e quilombolas.
“Essa premiação de hoje é fundamentalmente fruto do trabalho de todos e de cada um de vocês que estão aqui e aqueles que ficaram na escola. A gente só pode fazer Pernambuco crescer a partir da educação. E quem tem plena consciência disso é quem está aqui. Só sabe avaliar a educação de verdade quem está nela no dia a dia e o nosso maior desafio é permitir que as crianças pernambucanas possam ter o direito de sonhar”, destacou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.
Critérios
De acordo com os critérios do Prêmio Escola Destaque, as unidades de ensino premiadas e apoiadas com recurso financeiro precisam ter, no momento da avaliação do Saepe, pelo menos 20 alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental. Além disso, pelo menos 90% deles precisam ter participado da avaliação. Para ser classificada entre as 50 melhores, as escolas também precisam ter média entre 8,5 e 10 no Saepe. Os recursos recebidos pelas escolas são transferidos em duas parcelas.
Sobre o Programa Criança Alfabetizada
O Programa Criança Alfabetizada é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco que tem o objetivo de garantir a alfabetização de todos os estudantes da rede pública até os sete anos de idade, isto é, até o final do 2º ano do ensino fundamental.
O programa atende a 184 municípios e Fernando de Noronha, impactando a alfabetização de 1.200.000 crianças de 6.231 escolas públicas de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental e na formação continuada de 20.365 professores ao longo de cinco anos de atuação.
O programa é realizado junto aos municípios participantes, através de seis eixos transversais de atuação: Fortalecimento da Gestão, Formação de Gestores e Professores, Material Complementar, Avaliação dos Estudantes, Incentivo às Escolas e Engajamento dos Municípios.