Número de inscritos no programa este ano superou o do ano passado
A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) e a Universidade de Pernambuco (UPE) realizaram, neste sábado (29), a aula inaugural do Pré-Vestibular da UPE (Prevupe). O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Administração e Direito de Pernambuco (FCAP), localizada no bairro da Madalena, no Recife.
Além de centenas de alunos da rede estadual de ensino e de professores, estiveram presentes ainda representantes da SEE e da UPE. A abertura do evento foi marcada pela apresentação do grupo de canto Confluir, composto por músicos formados pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM).
Foto: Filipe Jordão
A secretária de Educação e Esportes de Pernambuco, Ivaneide Dantas, destacou a importância de parcerias como essa para o desenvolvimento educacional ainda maior dos alunos e alunas da rede pública estadual. “Educação se faz com várias mãos, com várias pessoas. Trabalharemos em parceria com todas as instituições que queiram fazer o melhor pela educação dos nossos estudantes, sempre com foco nos resultados para que eles realizem seus sonhos”, colocou.
As aulas do Prevupe tiveram início no dia 8 de julho. São 46 polos em 39 municípios. Ao todo, 12.059 estudantes se inscreveram em 2023, superando o número de inscritos no ano passado (10.577). O programa contempla estudantes da rede pública que tenham concluído ou estejam regularmente matriculados no 3º Ano e/ou egressos do EJA Médio, EJA Campo, Travessia Médio e Normal Médio, com objetivo de prepará-los ainda mais para os processos seletivos de ingresso no ensino superior.
A reitora da UPE, Socorro Cavalcanti, exaltou o índice de aprovação dos estudantes do Prevupe em universidades públicas. “É um programa que tem aprovado, em média, 3,5 mil estudantes nos últimos dois anos. Por isso é importante que os participantes tenham foco, determinação e muita ação; não desistam”, discursou.
O coordenador geral do Prevupe, professor Alberto Ribeiro Rodrigues, comemora o fato da quantidade de inscritos ter sido superada este ano. “Os estudantes reconhecem o Prevupe como um espaço que abre, para eles, novas oportunidades, como o ingresso na universidade pública”, comentou.
Fotos: Filipe Jordão
Uma das inscritas é a estudante do terceiro ano Márcia Silva, da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Othon Paraíso, localizada no bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife. Ela sonha em cursar Medicina. “Percebo que vou aprender bastante. Tenho uma expectativa muito grande de que vai ser muito importante para conseguir uma boa nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Colega de turma de Márcia, o estudante Ruan Silva mira estudar Geografia. “Eles dão um preparo muito bom. Vai ser importante para minha preparação”, disse. O mesmo sentimento é compartilhado por Quésia Beatriz Seabra, do terceiro ano da Erem Helena Pugó, unidade localizada em San Martin, também na Zona Oeste do Recife. Ela pensa em estudar Publicidade. “Essa preparação do Prevupe é muito boa, minha expectativa é a melhor possível em relação às aulas”, relata.