Com o tema “Nas Encruzilhadas do Letramento Racial Crítico, da Identidade e do Pertencimento Racial”, os encontros receberam mais de 2.200 inscritos
A Secretaria de Educação de Pernambuco promoveu, nesta semana, a I Formação Continuada de 2025, com foco no tema “Nas Encruzilhadas do Letramento Racial Crítico, da Identidade e do Pertencimento Racial“. Os encontros foram realizados por meio da Gerência de Políticas Educacionais de Direitos Humanos e Cidadania (GEDHC) em parceria com a Unidade de Educação para as Relações Étnico-Raciais. O objetivo é o de fomentar reflexões teóricas e práticas sobre questões raciais no ambiente escolar, contribuindo para o fortalecimento de uma educação antirracista nas escolas do estado.
Com mais de 2.200 inscritos, o evento online aconteceu entre os dias 04 e 06 de junho de 2025, em formato de webinário transmitido pelo canal oficial da SEE-PE no YouTube. A programação foi dividida por componentes curriculares, abrangendo todas as áreas do conhecimento, e contou com a participação de especialistas e pesquisadores do Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais (LABERER) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Durante os três dias de atividades, professoras e professores que já atuam com Educação Étnico-Racial — e também aqueles interessados em iniciar essa jornada — participaram de discussões sobre identidade racial, pertencimento, negritude e a importância da autodeclaração como ferramenta de representatividade.
A iniciativa teve como principal objetivo fortalecer a implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e da Educação Escolar Quilombola (EEQ), promovendo o Letramento Racial Crítico e contribuindo para uma prática pedagógica mais inclusiva e representativa da diversidade presente nas escolas.
A formação reafirma o compromisso da Secretaria de Educação com a construção de um currículo que valorize as múltiplas identidades e garanta aos estudantes o reconhecimento de sua história, cultura e ancestralidade no ambiente escolar.