Encontro reuniu articuladores de todo o país para trocar experiências e fortalecer a implementação do Programa Pé-de-Meia

Representantes da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) participaram, nesta terça-feira (10),  do Painel de Práticas Inspiradoras no II Encontro Formativo da Rede Nacional de Implementação do Programa Pé-de-Meia (Renapem). O evento, que aconteceu em Brasília, reuniu gestores e técnicos de todo o Brasil para a troca de experiências e fortalecimento da implementação do Programa Pé-de-Meia, política nacional de incentivo à permanência escolar.

O painel, intitulado “Programa Monitoria PE: um compromisso com a permanência e o sucesso escolar dos estudantes da Rede Estadual de Pernambuco”, contou com a presença de Ana Laudemira Reis, gerente geral de Políticas Educacionais do Ensino Médio; Wagner Cunha da Silva, coordenador de Projetos de TIC da GGTI; e Jeane Lima, gerente de Políticas Educacionais de Jovens, Adultos e Idosos.

A iniciativa visa compartilhar as boas práticas da rede estadual de ensino, com foco na prevenção da evasão escolar e no fortalecimento da aprendizagem dos estudantes. Para enfrentar a evasão e a reprovação escolar, o estado de Pernambuco adota duas estratégias principais: a ferramenta de Relatório dos Estudantes com Tendência à Reprovação (RETRE) e o Programa Monitoria PE.

No evento a presença da SEE foi marcada pela Secretaria Executiva de Ensino Médio e Profissional (SEMP), Secretaria Executiva de Desenvolvimento do Ensino (SEDE) e a Secretaria Executiva de Gestão da Rede (SEGE).

“Nossa presença no encontro formativo se configura em um espaço valioso para o compartilhamento de experiências e desafios da gestão pedagógica, do uso estratégico de dados e sistemas, ao mesmo tempo em que é possível aprender com as estratégias e soluções adotadas por outros estados. Com a participação no evento, Pernambuco recebe informações atualizadas e orientações técnicas diretamente do MEC para aprimorar suas estratégias para identificação, acompanhamento e apoio aos estudantes elegíveis, garantindo que o maior número possível de jovens pernambucanos se beneficie do programa e permaneçam na escola”, diz a gerente geral de Políticas Educacionais do Ensino Médio, Ana Laudemira Reis. 

RETRE e Programa de Monitoria PE

A RETRE (Relatório dos Estudantes com Tendência à Reprovação) identifica alunos com baixo desempenho e altos índices de faltas. Com base nesses dados, os gestores escolares encaminham os estudantes para o fortalecimento das aprendizagens com os Monitores de Aprendizagem e mobilizam os Monitores de Busca Ativa para recuperar aqueles que estão afastados, por meio de mensagens, ligações ou visitas domiciliares.

O Programa Monitoria PE busca Ativa conta com  mais de 1.600 monitores que atuam localizando estudantes evadidos e incentivando seu retorno à escola. Já os monitores de Aprendizagem, são mais de 10 mil pessoas que apoiam o processo pedagógico em turmas do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas prisionais, contribuindo diretamente para a melhoria do desempenho escolar.