Objetivo é de incentivar os alunos à prática esportiva, além de trabalhar ações de civismo, disciplina e ética; ao todo, 200 alunos são beneficiados

A Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE-PE), por meio de uma parceria firmada com a Força Aérea Brasileira (FAB), através da Base Aérea do Recife, iniciou as atividades do Programa Segundo Tempo — Forças no Esporte (Profesp) 2024 no Estado. A edição deste ano beneficia 200 estudantes de ensino fundamental 2 das escolas estaduais Missionário São Bento (50), Padre Lebret (50), Roberto Silveira (50) e Eneida Rabelo (50), localizadas na capital pernambucana. O programa tem como objetivo o incentivo à prática esportiva, além de contribuir em todo o processo socioeducativo dos participantes e trabalhar ações de civismo, disciplina e ética.

Todas as ações do programa acontecem no contraturno escolar dos estudantes, não afetando o dia a dia educacional deles. No Estado, a SEE fica responsável pela disponibilização e transporte dos alunos até as Organizações Militares (OM) participantes, além da concessão de professores da área de Educação Física para acompanhar as atividades.

A gestora da Gerência de Programas e Projetos Especiais da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, Fernanda Farias, fala sobre a importância que o programa tem para os estudantes que participam. “O objetivo principal é incentivar a prática esportiva, contribuindo para que os estudantes tenham plena consciência de sua cidadania através de atividades socioeducativas, colaborando de forma positiva para o seu desenvolvimento psicossocial. É uma oportunidade para que jovens em situação de vulnerabilidade social possam mudar de vida “, pontuou a gestora.

O Programa Segundo Tempo – Forças no Esporte é um braço do Programa Segundo Tempo, do Governo Federal, que é desenvolvido nas Organizações Militares das Forças Armadas, por meio de parceria entre o Ministério da Defesa, Ministério dos Esportes e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.