Profissionais devem responder o questionário até o dia 21 de fevereiro
A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) iniciou, nesta sexta-feira (7), a avaliação de saberes digitais para todos os professores e educadores de apoio da Rede Estadual de Ensino. A avaliação trata-se de um questionário online onde a pasta irá identificar o conhecimento digital dos profissionais da rede para promover formações continuadas e aprimorar o uso de tecnologias na prática pedagógica. Os docentes devem acessar o link https://avamec.mec.gov.br/#/autodiagnostico e responder a avaliação até o dia 21 de fevereiro.
“A participação dos educadores no autodiagnóstico de saberes digitais é fundamental para avançarmos na construção de uma educação cada vez mais conectada e inovadora. Esse levantamento nos permitirá entender melhor as necessidades da nossa rede e, a partir disso, desenvolver um plano de formação alinhado com a realidade de cada escola e docente. Contamos com vocês para preencher o questionário dentro do prazo e contribuir para o fortalecimento do uso da tecnologia na educação” ressaltou a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Lúcia Barbosa.
A iniciativa faz parte da adesão do estado à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), como forma de buscar atingir os objetivos da Política de Educação Conectada (Lei nº 14.180/2021) e da Política de Educação Digital (Lei nº 14.533/2023). A iniciativa irá permitir que os docentes da rede estadual possam se autoavaliar quanto às suas práticas e conhecimentos em três dimensões: ensino e aprendizagem com tecnologias, cidadania digital e o desenvolvimento profissional.
Um dos principais eixos da Enec é a formação de professores para o uso de tecnologias digitais na educação, fortalecendo a cultura digital prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desta forma, torna-se de extrema relevância a participação dos profissionais no Autodiagnóstico de Saberes Digitais, sendo o questionário um ponto de partida para a avaliação dos docentes da rede.
As respostas coletadas serão analisadas para mapear o nível de conhecimento e adoção das tecnologias digitais na rede para embasar a construção de um plano de formação adequado às necessidades dos educadores. A SEE também irá monitorar a evolução dos professores ao longo do processo, avaliando os impactos da formação nas práticas pedagógicas.
Para realizar o autodiagnóstico, o docente deve se cadastrar na plataforma com o e-mail institucional e preencher todos os dados corretamente, permitindo à SEE um mapeamento preciso da rede. Para garantir a participação de todos, a Secretaria iniciou uma mobilização junto às Gerências Regionais de Educação, que repassarão as informações aos Educadores de Apoio das unidades de ensino.