O pré-vestibular vai beneficiar quase 10 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino em todas as regiões de Pernambuco
A Secretaria Estadual de Educação (SEE), em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), deu início oficialmente ao Prevupe 2025. A solenidade da aula inaugural foi realizada na manhã deste sábado (13), na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Alberto Torres, no bairro de Tejipió, Zona Oeste do Recife. O evento marcou a abertura da nova edição do pré-vestibular gratuito que tem como objetivo ampliar o acesso dos estudantes da Rede Estadual de Ensino ao ensino superior.
“A aula inaugural é o pontapé inicial da iniciativa. Então significa dizer que hoje em Pernambuco estamos com todos os 56 polos iniciando o Prevupe nesse mesmo formato. Para a gente é muito importante ter um programa como esse, porque dá mais uma oportunidade a milhares de estudantes com aulas aos sábados e domingos. Então acredito que vai ser um momento de trocas e de construção de conhecimento ao longo dos próximos meses dos estudantes com outros professores. Isso é o mais importante”, destacou o secretário executivo do Ensino Médio e Profissional, Paulo Dutra.


O programa está distribuído em 56 polos em todas as regiões do estado e ofertou 9.540 vagas para os estudantes. Para a edição deste ano, o Prevupe chega com uma novidade: além dos concluintes do ensino médio regular e egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA Médio, EJA Campo), Travessia Médio e Normal Médio, também poderão participar os estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio, que farão o Sistema Seriado de Avaliação (SSA 1 e SSA 2).
A reitora da Universidade de Pernambuco, Profª Socorro Cavalcanti, ressaltou a relevância da iniciativa e os impactos transformadores do projeto. “A UPE agradece essa parceria porque, sem a Secretaria de Educação, o Prevupe não poderia ser executado. Ele iniciou pequeno, mas hoje ele é um grande projeto, dando a oportunidade de que os meninos possam sonhar, realizar seus sonhos, ter perspectiva de crescer profissionalmente e de mudar a sua vida e de toda a sua família. A gente consegue ver a universidade cumprindo o seu papel, que é formar pessoas nos lugares mais distantes desse estado, dando oportunidade para todos”, completou.



Entre os alunos inscritos no programa está Maria Cláudia, estudante do 3º ano da Erem Alberto Torres, que sonha em cursar Educação Física. Ela vê no Prevupe uma oportunidade fundamental para se preparar melhor para o vestibular e alcançar o objetivo de ingressar no ensino superior.
“Esse pré-vestibular é muito importante, porque muitos de nós não teríamos condições de pagar um curso. Além de ser gratuito, acontece na própria escola, o que facilita bastante. Como tenho uma rotina corrida, os finais de semana são o momento certo para contar com o apoio dos professores e superar minhas dificuldades, principalmente na área de exatas. É uma iniciativa maravilhosa e que vai ajudar muito na nossa caminhada”, disse Cláudia.
A seleção foi realizada de forma virtual, sem aplicação de provas, obedecendo à ordem de inscrição. As aulas seguem até o dia 29 de novembro, sempre aos sábados e domingos, nos turnos da manhã e da tarde, em polos distribuídos por todas as 16 Gerências Regionais de Educação (GREs). A parceria entre a SEE e a UPE consolida o Prevupe como uma das maiores iniciativas de extensão universitária voltadas à preparação de estudantes da rede estadual de Pernambuco para os principais exames de acesso ao ensino superior.




