As inscrições vão até 19 de maio. Objetivo é produzir materiais didáticos regionalizados

Estão abertas as inscrições para professores da rede pública de Pernambuco que queiram participar do processo seletivo para se tornarem autores do novo material didático da educação infantil voltada para bebês (0 a 18 meses) e crianças pequenas (19 meses a 3 anos e 11 meses). Serão disponibilizadas 16 vagas para professores atuantes na educação infantil, sendo uma vaga por Gerência Regional de Ensino. 

A ação é realizada pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), em parceria com a Nova Escola, conjuntamente responsáveis pela seleção, formação e acompanhamento ao longo do processo de construção do material com o qual será possível criar uma política de formação para todos os educadores da Educação Infantil. A confecção do material será pautada nas Competências da Base Nacional Curricular Comum (BNCC): Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação; Cultura digital; Responsabilidade; Cidadania; Empatia; Cooperação e Projeto de vida. 

Em junho de 2023, o Governo do Estado de Pernambuco implementou o programa Juntos pela Educação, que conta com investimento de R$ 5,5 bilhões a fim de melhorar a educação no estado, tendo a Educação Infantil como prioridade, a partir do regime de colaboração com os municípios, investindo em formação docente, material pedagógico para os docentes em consonância com o currículo estadual e com as especificidades culturais e demográficas de Pernambuco. 

Segundo a gerente geral de educação infantil e anos iniciais, Juliana Teodosio, o material produzido norteará as habilidades, os conceitos e os campos de aprendizagem da educação infantil, garantindo o desenvolvimento dos Direitos de Aprendizagem: Conviver, Brincar, Participar, Explorar e Conhecer-se. 

“Será um material muito rico em propostas pedagógicas inovadoras para além da rotina da educação infantil, que é tão importante para o desenvolvimento humano, o desenvolvimento das habilidades cognitivas, das inteligências múltiplas, da inteligência emocional. Esse material trará estratégias pedagógicas para trabalhar com a educação infantil em toda a rede, considerando as especificidades regionais e culturais de cada região do nosso Estado”, explica Juliana. 

As inscrições terão duas etapas: a primeira é o preenchimento de um formulário no Google Forms, que precisará ser respondido até o dia 19 de maio; e a segunda, uma entrevista com a equipe da Associação Nova Escola. 

Inscrições pelo link: 

https://forms.gle/Tdz8LiWd9SFS1RNV9