Iniciativa buscou valorizar e capacitar os profissionais para melhorar os serviços prestados à comunidade escolar
Terminou, na última sexta-feira (3), o primeiro ciclo de formação para os secretários escolares das unidades de ensino da Rede Estadual. A iniciativa percorreu todo o estado, contemplando 1.024 profissionais das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs).
A formação “Secretaria escolar em foco” foi realizada nos municípios de Belo Jardim e Gravatá, no Agreste, Afogados da Ingazeira, no Sertão, e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. Além dos chefes de secretaria das escolas estaduais, participaram do momento assistentes administrativos e técnicos das GREs.
“Após mais de 15 anos, o Estado volta a oferecer uma formação específica para os secretários escolares. Essa capacitação representa não apenas um avanço técnico, mas também o reconhecimento da relevância desses profissionais, que por tanto tempo estiveram à margem do processo formativo”, pontuou Cassiana Lima, secretária executiva de Gestão da Rede.
A iniciativa buscou orientar esses profissionais em relação ao cumprimento da legislação educacional vigente, com o objetivo de assegurar direitos dos estudantes matriculados. Além disso, o encontro teve como objetivo valorizar os profissionais das secretarias escolares, bem como proporcionar momentos formativos, aprimorando a capacidade em escrituração escolar e no melhor atendimento à comunidade. Também foram abordados o acesso e permanência de pessoas trans e travestis na Rede Estadual e uma conversa sobre Direito do Aluno. As discussões sobre a temática foram realizadas a partir de palestras, oficinas e debates.
“Momentos como este nos lembram da força e do valor de cada servidor da nossa Rede Estadual. Quando investimos em novos aprendizados e fortalecemos nossas competências, crescemos juntos como equipe e como agentes de transformação na educação. Seguimos com o compromisso do Governo do Estado em fazer da educação um caminho de oportunidades e realizações”, reforçou José Emerson, superintendente de Planejamento, Estratégias e Dados da SEE.
O ciclo formativo foi realizado pela Secretaria Executiva de Gestão da Rede (Sege) da SEE.













