Objetivo é orientar, esclarecer dúvidas e preparar os estudantes para a vivência acadêmica e cultural em outro país

A Secretaria Estadual de Educação (SEE) encerrou, nesta quinta-feira (08), mais uma rodada de reuniões pré-embarque com os estudantes selecionados para o Programa Ganhe o Mundo (PGM) que embarcarão para o Canadá em janeiro para fazer o High School. As reuniões têm como objetivo repassar as orientações finais de viagem, esclarecer dúvidas e preparar os estudantes para a vivência acadêmica e cultural em outro país. Durante os encontros, os participantes recebem informações sobre documentação, visto, adaptação ao país de destino e aspectos culturais do intercâmbio.

“Estamos muito felizes e gratos por chegar a esse momento, depois de tantos desafios superados. Esse último grupo que embarca para o High School levará Pernambuco consigo e, no retorno, trará uma grande bagagem de conhecimento, cultura e novas perspectivas. Ver a esperança e o brilho no olhar desses estudantes reforça o poder transformador da educação. Agradecemos a confiança das famílias e reafirmamos nosso compromisso com cada um deles. A Secretaria de Educação seguirá comprometida em garantir que cada estudante entre na rede, permaneça e saia ainda melhor do que entrou”, destacou a secretária de Educação em exercício, Ana Lúcia Barbosa.

O primeiro encontro foi realizado, na terça-feira (06), no município de Salgueiro e contou com a participação de 40 intercambistas do Sertão do estado. Já o segundo momento, que aconteceu em Caruaru, foi voltado para 86 estudantes de diversos municípios da região Agreste. Entre eles estava Layanne Camylle, da Escola Técnica Estadual (ETE) Maria Ferreira Martins, localizada no município de Itaíba, que destacou o suporte que vêm sendo dado nos momentos que antecedem a viagem.

Fotos: Josimar Oliveira/SEE

“A reunião foi perfeita, ainda mais nessa etapa final que a gente está em que ficamos muito ansiosos porque falta pouco para embarcar nesse sonho de vida no Canadá. Então, eu achei muito legal, principalmente porque a equipe do PGM trouxe duas psicólogas e elas auxiliaram muito a gente nesse processo de ansiedade, de medo do que a gente pode encontrar lá fora, porque é uma realidade totalmente diferente. É um sonho para todos nós ter essa oportunidade de viver uma experiência nova e já estou ansiosa para iniciar o intercâmbio”, disse Layanne.

A terceira e última reunião foi realizada na capital pernambucana. Abrangendo os estudantes da Região Metropolitana do Recife (RMR) e da Zona da Mata, o momento reuniu 145 alunos para as últimas orientações antes do embarque. Presente na reunião estava a estudante Jeniffer Camille, da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Ginásio Pernambucano, que aprovou a iniciativa.

“Essa reunião foi muito importante para todo mundo, principalmente para quem vai viajar agora no fim do mês, porque ajudou a tirar dúvidas e trouxe mais segurança. Mesmo conversando em vários grupos, a gente ainda ficava meio perdido, e esse momento esclareceu tudo. Saio mais tranquila e confiante de que vai dar certo. A ficha só deve cair mesmo no dia do embarque, no aeroporto. Estou ansiosa, e sei que essa ansiedade vai aumentar na semana da viagem, porque é uma oportunidade única que quero levar para a vida toda”, completou Jennifer.

Agora os intercambistas se preparam para o tão esperado momento do embarque. Eles irão para o Canadá para realizar o High School, modalidade do intercâmbio em que os estudantes cursam parte do ensino médio em escolas estrangeiras, vivenciando uma nova cultura, aprimorando o domínio do idioma e ampliando suas experiências acadêmicas e pessoais.