As provas serão aplicadas para estudantes do 2º, 5º e 9º do ensino fundamental; todos os anos do ensino médio; EJA Módulo V/Eixo I do ensino fundamental anos finais; EJA Módulo I/Eixo I do ensino médio.

A Secretaria Estadual de Educação (SEE), por meio da Gerência de Avaliação e Monitoramento das Políticas Educacionais (Gampe), deu início, nesta segunda-feira (17), à aplicação da Avaliação Diagnóstica 2025 na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Mais de 400 mil estudantes do 2º, 5º e 9º do ensino fundamental e 1º, 2º e 3º anos do ensino médio; EJA Módulo V/Eixo I do ensino fundamental anos finais; EJA Módulo I/Eixo I do ensino médio farão as provas dos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática até o dia 28 de março. 

Essa avaliação é resultado da parceria entre as Secretarias Executivas de Desenvolvimento da Educação (Sede) e Ensino Médio e Profissional (Semp), e tem como objetivo construir um diagnóstico das aprendizagens dos alunos, identificando suas dificuldades. A partir dos resultados, serão propostos planos de intervenções pedagógicas compatíveis com as características de cada turma e escola, analisando o desenvolvimento do grupo como um todo. 

“A avaliação diagnóstica tem um papel relevante para a rede estadual no que concerne ao levantamento de dados acerca da proficiência e das lacunas pedagógicas a serem trabalhadas em projetos pedagógicos nos processos de ensino e aprendizagem ao longo do ano letivo corrente”, disse a gerente de Avaliação e Monitoramento das Políticas Educacionais da SEE, Izabel Rocha.

A avaliação será aplicada em formato impresso para os estudantes, das etapas avaliadas, em todas as escolas da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco.